Pernambuco investiga reinfecção por Covid em Fernando de Noronha; total no Estado sobe para 11
Dos 11 casos, cinco já foram encaminhados para análise no Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para estudos do tipo
Em meio ao aumento de casos de Covid-19 em Fernando de Noronha - apenas esta semana foram confirmados 41 novos infectados - a ilha notificou à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) um possível caso de reinfecção pela doença.
De acordo com balanço da SES-PE, o Estado investiga, agora, ao todo, 11 casos de uma nova infecção pelo coronavírus Sars-Cov-2, um cenário ainda explorado por pesquisadores e cientistas que procuram entender como o vírus se comporta no organismo humano. A reinfecção inclusive lança dúvidas em relação à imunidade contra a Covid-19.
A Secretaria de Saúde implantou, na segunda quinzena de novembro, o protocolo para a notificação de possíveis casos de reinfecção no Estado. A responsabilidade inicial da identificação é das Secretarias Municipais de cada cidade pernambucana.
Desde então, Pernambuco encaminhou cinco possíveis casos de reinfecção, que atendem a todos os critérios da nota técnica da SES-PE. Os pacientes são do Recife (4) e de Olinda (1). Todos tiveram o segundo resultado de exame positivo entre três e seis meses após o primeiro exame.
O possível caso de Fernando de Noronha se junta a outros cinco notificados e que permanecem em análise para verificação de critérios. Além de Noronha, os casos são de Araripina (1), Carnaíba (1), Olinda (2) e São José do Egito (1).
Os cinco primeiros casos - e os seis últimos, caso sejam verificados como, de fato, suspeitos - foram encaminhados para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional para estudo de casos de reinfecção. O Ministério da Saúde é o responsável pela divulgação dos casos confirmados.
"Existem vários casos comprovados de reinfecção, que é quando a pessoa teve infecção inicialmente comprovada por exame de swab e depois tem um outro quadro [da doença], faz o teste e também dá positivo", explicou o infectologista Demócrito Miranda Filho.
"Na literatura já está comprovado, já existe e outros casos acabam não sendo relatados", acrescentou o médico.
Investigação
Em nota técnica a SES-PE explica que, para investigação de um possível caso de reinfecção, é preciso que o paciente tenha duas amostras de biologia molecular (RT-PCR) positivas com um intervalo de, no mínimo, 90 dias. As amostras precisam estar adequadas para análise.
A nota da SES-PE segue um padrão determinado pelo Ministério da Saúde no final de outubro. Até o momento, o Brasil não tem casos oficialmente confirmados de reinfecção, apesar dos relatos.
"A reinfecção por cepas homólogas é uma possibilidade, mas no atual cenário, e em virtude do conhecimento de que o Sars-CoV-2 pode provocar eventualmente infecções por períodos prolongados de alguns meses, faz-se necessário determinar critérios de confirmação, como sequenciamento genômico, para comprovação de que se tratam de infecções em episódios diversos, por cepas virais diferentes", diz a nota.
Ambas as amostras precisam ser encaminhadas, via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.
Reinfecção no mundo
Atualmente, segundo monitoramento realizado pela agência de notícias holandesa BNO News, o planeta tem 26 relatos de infecção por Sars-CoV-2 comprovados por sequenciamento genético.
Os primeiros casos confirmados foram notificados em Hong Kong e na Bélgica. O cenário atualmente aponta o seguinte:
Índia - 6
Qatar - 4
Bélgica - 4
Países Baixos - 4
Estados Unidos - 3
Equador - 1
Hong Kong - 1
Espanha - 1
Suécia - 1
Coreia do Sul - 1
Coronavírus em Fernando de Noronha
De acordo com o boletim mais recente de Covid-19 em Fernando de Noronha, divulgado na quarta-feira (2), são 234 o total de registros da doença, sendo 168 na ilha e 66 casos importados.
Na atualização, foram notificados mais quatro casos no arquipélago, sendo todos moradores e trabalhadores, que permanecem em isolamento domiciliar.
O boletim ainda notificou novas 12 curas clínicas de pacientes que estavam em recuperação. Nenhum óbito foi registrado por Covid-19 em Fernando de Noronha.