Educação

Olinda divulga prazo para transferência e remanejamento de alunos da rede municipal

Os alunos que pretendem mudar de instituição no ano letivo de 2021, têm até 15 de dezembro para realizar solicitação

Os alunos têm até o dia 15 de dezembro para realização de transferência ou remanejamento - Divulgação/Prefeitura de Olinda

Estudantes da rede municipal de ensino que desejam mudar de uma instituição para outra têm até o dia 15 de dezembro para realização de transferência ou remanejamento para o ano letivo de 2021. Segundo a Prefeitura de Olinda, o procedimento só poderá ser realizado diante da quantidade de vagas disponíveis entre as escolas municipais.

Todo o processo de mudança, realizado pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, ocorrerá através da solicitação do pai ou responsável, caso o estudante seja menor de idade, ou do próprio educando, se este for maior de idade, que pretenda mudar de unidade escolar. 

A diretora de Programa e Projetos Educacionais, Rosa Rodrigues, explica como acontece o procedimento. “O responsável, ou até mesmo o aluno adulto, quando se trata de educação de jovens e adultos, procura a direção da escola que se está estudando no ano 2020 e manifesta o desejo de ir para uma outra escola, e diz qual unidade está pretendendo ir. Então, a direção da escola de 2020 vai se comunicar com a direção da escola pretendida em 2021. Haverá essa conversa, confirma a existência da vaga, e os pais vão fazer a matrícula lá na escola que ele irá estudar em 2021”, explicou. 

A realização da transferência é possível nos casos de mudança de endereço, descontinuidade de oferta da escola ou quando há uma outra instituição de preferência da família. Isso se dá para os estudantes que já estão matriculados na rede municipal de ensino. Caso não houver disponibilidade de vagas para a escola solicitada, o estudante continuará a estudar na unidade de ensino onde estão atualmente matriculados.