Pernambuco investe na oferta de testes para Covid-19
A fim de atender o aumento na procura, governos estadual e municipais buscam suprir demandas por testagens
Diante de um cenário comprovadamente de alta nos casos de Covid-19 em Pernambuco é comum que também aumente a procura por testes da doença. Para atender à demanda, o Governo do Estado e os municípios investem no aumento dos exames oferecidos à população. Para se ter uma ideia, de acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, nas unidades de Atenção Básica à Saúde da Capital, a oferta semanal de testes RT-PCR, padrão ouro para diagnóstico da doença, teve incremento de 750%, de maio para dezembro. Em número absolutos, o salto foi de 720 para 6.100 exames por semana, no sistema de agendamento do Atende em Casa.
Sob gestão estadual, há cinco centros de testagem, sendo quatro no Recife e um em Olinda. Dois deles, no Geraldão e Centro de Convenções, funcionam no sistema de drive-thru, além de atenderem pedestres, por demanda espontânea de domingo a domingo. Os outros três funcionam no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) e na sede da Secretaria de Educação e Esportes. Os dois últimos agendam pelo Atende em Casa, ferramenta desenvolvida em parceria do Estado com a Prefeitura do Recife.
Os centros buscam atender as mais diversas demandas e são voltados para as pessoas com sintomatologia gripal e para os contatos de casos confirmados, independentemente de estarem com sintomas ou não. Juntos, os cinco equipamentos já realizaram 113.678 mil exames até a última segunda-feira, sendo 58.007 do tipo RT-PCR e 55.671 rápidos. Em um dia que amanheceu sob chuva e com escassez do transporte público, devido à mobilização realizada pelo sindicato dos rodoviários, o movimento no Centro de Convenções nesta quarta-feira (9) foi tranquila. Apesar disso, às 11h, todas as 100 fichas destinadas aos pedestres já haviam sido todas distribuídas. O local oferta, por dia, 400 testes para a população, entre sorológicos e RT-PCR.
Para o infectologista Bruno Ishigami, o Estado está conseguindo fazer uma testagem melhor. Um dado que sempre é avaliado é a taxa de positivação do exame, ou seja, a porcentagem de testes realizados que estão dando positivo para Covid. O especialista afirma que em fases mais críticas foram registradas taxas de até 25% e hoje gira em torno de 15%. "Os testes são importantes para termos uma noção da situação que estamos na pandemia e termos uma ideia melhor de como está o crescimento dos casos no Estado. A partir disto, as autoridades conseguem tomar medidas como a que foi divulgada recentemente de proibir festas e shows."
Boletim
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quarta-feira (9), 1.133 novos casos da Covid-19, chegando a 193.530 o número de pessoas infectadas pelo coronavírus em Pernambuco desde o início da pandemia. Também foram confirmados laboratorialmente 14 novos óbitos, totalizando 9.200 mortes pela doença. Em média, 77% dos 1.646 leitos exclusivos para pacientes de Covid estão ocupados. Essa taxa aumenta quando observa-se apenas as vagas de UTI. Das 839 leitos de terapia intensiva, 86% estão ocupados.