Consumidor

Procon Recife realiza mutirão online de audiências

Mais de 200 conciliações que estavam marcadas para 2021 serão antecipadas para a semana de 14 a 18/12

Procon Recife - Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O Procon Recife vai realizar um Mutirão de Audiências Online de hoje até a próxima sexta-feira (18). Cerca de 200 audiências serão antecipadas para atender ao grande número de reclamações abertas desde o mês de outubro, e que estavam programadas para acontecer entre abril e maio de 2021. 

As audiências ocorrerão de forma remota (online), através do aplicativo WhatsApp, para que as duas partes entrem em um acordo positivo para ambos os lados. Serão realizadas cerca de 40 audiências por dia, e os consumidores e fornecedores já estão sendo comunicados pelo Procon do município sobre a antecipação das datas. 

Segundo a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, a antecipação das audiências se deu pelo fato de aumentar a oportunidade das partes entrarem em acordo sem ter um longo prazo de espera. “A gente percebeu uma grande concentração de abertura de reclamações por conta das flexibilizações na economia, e estávamos agendando pra maio de 2021, não tinha como deixar o consumidor esperando tanto”, disse. 

Ana Paula Jardim conta que no último mutirão realizado em setembro, foram realizadas 239 audiências de conciliação, sendo uma expectativa semelhante para a nova maratona de negociações. “No ultimo mutirão encaixamos algumas demandas. Para este estamos programando 40 por dia, mas as empresas procuram e pode ser que aumente. A gente estabelece uma hora de diferença de uma audiência pra outra e por isso percebemos que tem como encaixar quando um fornecedor quer fazer”, disse. 

Para solicitar uma audiência e tirar dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o órgão pelo e-mail proconrecife@recife.pe.gov.br, ou pelas redes sociais, @proconrecife. Para atendimentos presenciais, é preciso agendar por meio do site www.procon.recife.pe.gov.br

Por fim, a presidente do Procon Recife oriente que não é preciso que o cliente tenha um advogado para a audiência, já que o conciliador do órgão vai auxiliar. “O consumidor que quiser antecipar audiência pode fazer isso, basta nos procurar, a nossa prioridade é fazer as que estão agendadas para um prazo mais distante. É um suporte ao consumidor, o conciliador esta ali defendendo o interesse dele, a empresa tem advogados, e o conciliador é quem auxilia, por isso não precisa de advogado. Ele vai fazer a intermediação para chegar a um acordo com o fornecedor”, finalizou Ana Paula Jardim.