Patrimônio

Projetos pernambucanos são contemplados em premiação do Iphan

"Pátio Criativo", projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, e Cais do Sertão, foram contemplados com Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Cais do Sertão e Pátio Criativo foram contemplados em prêmio do Iphan - Fotos: Francisco Andrade e Andréa Rego Barros

A 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contemplou três iniciativas pernambucanas entre as vencedoras. O "Projeto Pátio Criativo", da Prefeitura do Recife; Atividade Permanente da Sala Imbalança; do Museu Cais do Sertão; e o Canal Babau: Salvaguarda do Mamulengo Pernambucano, Patrimônio do Brasil receberão. R$ 20 mil do Iphan.

O "Pátio Criativo", que foi realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, foi reconhecido pelo Instituto por preservar, valorizar e promover o Patrimônio Cultural Brasileiro. O valor da premiação para a prefeitura é de R$ 20 mil. Nesta edição o Prêmio do Iphan contou com a inscrição de 515 projetos de todo o Brasil. O projeto foca na dinamização econômica, cultural e turística do Pátio de São Pedro e em seu melhor aproveitamento como potencial histórico e patrimonial.

 

Para Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife  “Ser agraciado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é ter a certeza de que sempre devemos apostar na construção coletiva dos processos, com destaque para modelos de governança participativa composta por diversos atores sociais conectados ao Pátio de São Pedro”.

Cais do Sertão

Já o Centro Cultural Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife, foi reconhecido pelas atividade desenvolvidas na Sala do Imbalança, que oferece ao visitante uma experiência completa da formação musical nordestina. Nele, o público é ensinado, através de músicos-educadores, a tocar instrumentos que fazem parte de gêneros musicais populares no Nordeste.

Apesar de não oferecer à área por causa dos protocolos sanitários da pandemia, a sala desenvolvia atividades com sanfona, zabumba, triângulo, agogô de cocos, pífano e rabeca, instrumentos utilizados na música popular nordestina. “Sermos um dos vencedores do prêmio nos honra e nos motiva a fortalecer ainda mais o papel do Cais como instrumento de difusão e manutenção das nossas riquezas culturais”, conta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Mamulengo

O projeto Salvaguarda do Mamulengo Pernambucano, Patrimônio do Brasil consiste na circulação do Educativo Móvel (um velho carro adaptado para realizar espetáculos, projeções audiovisuais, exposições de bonecos autômatos, oficinas não formais de brinquedos e música) com uma equipe de realizadores/arte educadores que concretizam o mapeamento com registro de 20 mamulengos pernambucanos, disponibilizando os resultados em plataforma virtual e diversas mídias.v