Audiovisual

“Inabitável”, protagonizado por Luciana Souza, é selecionado para o Festival de Sundance

Filme com direção da dupla pernambucana Matheus Farias & Enock Carvalho é o único curta-metragem brasileiro na competição

Cena do curta "Inabitável - Gustavo Pessoa

Dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, o premiado curta-metragem “Inabitável” foi o único representante brasileiro selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Sundance, que acontece de 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021, em formato presencial e online. Exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48º Festival Gramado, “Inabitável” foi o curta-metragem brasileiro mais premiado do ano, com 10 prêmios.

A produção é protagonizada pela baiana Luciana Souza ("Bacurau", "Ó Paí Ó", "Flores Raras"), premiada em Gramado, e no Festival Mix Brasil. O elenco conta também com as atrizes pernambucanas Sophia William, Erlene Melo, Laís Vieira, Eduarda Lemos; e os atores Val Júnior e Carlos Eduardo Ferraz. O filme narra a história de Marilene (Luciana), que procura por sua filha desaparecida depois de não retornar de uma festa. Por meio de uma narrativa fantástica, Enock e Matheus retratam de forma poética a violência rotineira do país que mais mata a população LGBTQIA+. 

Segundo Enock Carvalho, diretor e roteirista do filme,o festival representa uma maior visibilidade pra obra. "Estamos muito felizes com o fato de o filme estar na seleção oficial do Festival de Sundance porque isso significa que muitas pessoas descobrirão ‘Inabitável’ a partir de agora. Isso gera uma nova onda de pensamentos em torno do filme, novos debates e críticas. Sundance é uma maravilhosa vitrine para o cinema mundial e o filme toca em questões sobre o Brasil que são muito importantes ", disse.

Os diretores Enock Carvalho e Matheus Farias

"A exibição do filme em festivais online permite que mais pessoas, inclusive as que não frequentam habitualmente os festivais de cinema, consigam assisti-lo. Desde a estreia em agosto, ‘Inabitável’ tem participado de vários festivais brasileiros e internacionais e já soma 10 prêmios. Estamos muito felizes com essa trajetória e é muito importante pra gente que ele continue circulando, sendo assistido e discutido. Diante de tudo o que vem acontecendo no Brasil nos últimos tempos é incrível perceber como ele reverbera de forma única através de cada exibição", completa Matheus, que além de roteirizar e dirigir o filme, também montouo curtaao longo de quatro meses.

“Inabitável” tem produção executiva de Vanessa Barbosa, direção de produção de Amanda Guimarães, figurino e caracterização de Libra, direção de fotografia de Gustavo Pessoa, produção de elenco de Felipe André Silva e trilha sonora de Nicolau Domingues. São  aproximadamente 40 pessoas na equipe, entre profissionais pernambucanos e de outros estados O curta foi filmado em dezembro de 2019 e finalizado ao longo do primeiro semestre de 2020. É incentivado pelo Funcultura Audiovisual, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), e do Governo do Estado de Pernambuco.

Há três anos, os diretores Matheus Farias e Enock Carvalho desenvolvem o roteiro do primeiro longa-metragem assinado por eles. O projeto já participou do Laboratório Novas Histórias, iniciativa do Sesc e Senac São Paulo voltada para o desenvolvimento de roteiros e o aperfeiçoamento do ofício de roteirista no cinema nacional. O filme flerta com o cinema de gênero e se aprofunda na crise que o Brasil vive hoje, costurando passado, presente e futuro. 

Sinopse:

 

Pouco antes da pandemia, o mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida depois de não retornar de uma festa. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro. 

 

Ficha Técnica:

 

Roteiro e direção: Matheus Farias e Enock Carvalho 

 

Produção: Matheus Farias e Enock Carvalho