Convite de Pazuello com fonte Comic Sans vira piada na internet
A fonte, uma das mais polêmicas da web, foi usada para convidar secretários de saúde para o lançamento do plano de vacinação contra Covid-19
O Governo Federal lança, nesta quarta-feira (16), o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.
O convite para a cerimônia, assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e enviado a secretários estaduais de saúde chamou atenção por um motivo: foi escrito com a fonte Comic Sans, uma das mais polêmicas da internet. O papel timbrado aparece com a marca do Governo Federal e do setor de eventos do gabinete do Ministério da Saúde.
O tema, claro, ganhou repercussão, pois a Comic Sans é considerada uma fonte "cafona" e "descontraída", além de ser vista como "inadequada" para um convite formal como o enviado pelo Ministério da Saúde.
Em entrevista ao site Huffington Post, o criador da fonte, Vincent Connare, a definiu como "a fonte mais odiada e amada de todo o mundo".
Segundo ele, a Comic Sans está presente em todos os lugares, até mesmo em álbum oficial de fotos do Vaticano e em menu de restaurante - e agora até em convite oficial do Governo Federal do Brasil.
A fonte foi criada para ser mais leve e com estilo de quadrinhos e começou a ser usada no Windows 95. De lá para cá, ganhou os computadores do mundo inteiro até virar esse patrimônio da web.
Veja alguns tweets com a repercussão do convite com a fonte "inusitada":
O Ministério da Saúde não se posicionou sobre o tema, mas, em seu perfil no Twitter, anunciou a cerimônia.