Brasil

Odebrecht muda de nome e passará a se chamar Novonor

A troca de nome acontece após desgaste provocado por escândalos de corrupção envolvendo a empresa

Sede da Odebrecht - Reprodução

A Odebrecht anunciou aos seus funcionários, na manha desta sexta-feira (18), a mudança do nome do grupo empresarial, que passará a se chamar Novonor, "inspirada no futuro, com um novo propósito e com visão para 2030". A informação foi publicada em primeira mão pelo jrnalista Ancelmo Gois, de O Globo.

A troca de nome acontece após desgaste provocado por escândalos de corrupção envolvendo a empresa que acarretaram, por exemplo, na prisão de Marcelo Odebrecht, filho de Emilio Odebrecht, patriarca da empresa familiar. Marcelo foi afastado de suas funções executivas após sua detenção em 2015, mas continua ligado à companhia.

Odebrecht
As origens da empresa remontam à chegada do primeiro Odebrecht ao Brasil, o alemão Emil Odebrecht. Ele veio em 1856, no auge da imigração germânica, para o Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Engenheiro formado pela Universidade de Greifswald, na Prússia, participou ativamente da demarcação de terras, de levantamentos topográficos e da construção de estradas no sul do Brasil. Emílio Odebrecht, um de seus netos e pai de Norberto Odebrecht, foi um dos pioneiros no uso do concreto armado no Brasil.

No ano de 1918, Emílio Odebrecht, após se formar na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, transferiu-se para o Recife, cidade que se modernizava e se expandia com o desenvolvimento da economia canavieira. No ano seguinte, fundou no Recife sua primeira empresa, a construtora Isaac Gondim e Odebrecht Ltda. Em 1923, criou a Emílio Odebrecht & Cia., responsável pela construção de várias edificações no período entre guerras, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia. Em 1926, transferiu-se para Salvador em busca de novas oportunidades.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, os materiais de construção, vindos da Europa, tornaram-se caros e escassos, deflagrando uma crise no sector. Desgostoso, Emílio Odebrecht fechou a antiga empresa e retirou-se dos negócios. Coube ao seu filho Norberto Odebrecht, nascido no Recife e formado pela Escola Politécnica da Bahia, substituí-lo e fundar a Construtora Norberto Odebrecht, na primeira metade dos anos 40. Em 2005, a empresa montou uma exposição na sede da empresa em Salvador com imagens e histórias da sua trajetória de sucesso nacional e internacional. É a maior empresa de construção civil do Brasil e indicada a uma das melhores para se trabalhar.