Gastronomia

Restaurantes Mangai e Nau chegam ao Recife

Com mais de dez anos de expectativa, grupo paraibano abre seu primeiro complexo gastrô em Boa Viagem

Restaurantes Mangai e Nau abrem em Boa Viagem - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Dois gigantes do mercado gastronômico brasileiro abrem suas portas no Recife, na av. Domingos Ferreira, 1910, em Boa Viagem. Os restaurantes paraibanos Mangai e Nau dividem a mesma estrutura imponente de quase três mil metros quadrados, com horários e propostas culinárias distintas, atentos à expectativa dos recifenses de mais de dez anos para o projeto ganhar forma por aqui.



O grupo já está presente em Brasília, João Pessoa, Natal e São Paulo. Mangai, que é uma expressão popular para designar feira, mistura de tudo um pouco da culinária nordestina. Esse espaço funciona todos os dias, com bufê variando em quase 200 opções de pratos para almoço, lanche e jantar, além do cardápio à la carte disponível à noite. Segundo o diretor de operações, Marco Vieira, é a cozinha brasileira rústica representada nos típicos elementos nordestinos. “Temos tapioca feita na hora, queijo de coalho, pão de macaxeira, padaria e confeitaria própria, entre outras opções típicas da Região”, diz ele, reforçando que, para todo o funcionamento, foram criados mais de 150 novos postos de trabalho.

Ainda na área reservada ao Mangai, cuscuz, petiscos exclusivos, como camarões empanados, cestinhas de pastéis e espetinhos, além de lanches como o já conhecido trio de pão de macaxeira, sendo carne de sol com nata, queijo de coalho e queijo manteiga derretido. Isso sem falar na chapa de camarão e carne de sol e o camarão sertanejo. Outra aposta do grupo é o gelato Mangai, feito artesanalmente, todos os dias, com sabores típicos, como rapadura, seriguela e cajá.



Quem quiser levar essas ou outras produções para casa, ainda encontra uma bodega com expositores de frios, carnes e frutas, além de doces caseiros, biscoitos, pães especiais e até polpa de suco. Os laticínios são de Catolé do Rocha, da Paraíba, cidade onde o grupo nasceu. Em janeiro, a compra de boa parte desses itens poderá ser feita pelo app Meu Xodó.

Juntos, os dois restaurantes têm capacidade para mais de 400 lugares. Ainda de acordo com Marco vieira, nesse momento a capacidade foi reduzida para a metade, de olho nos protocolos de funcionamento. Aliás, por causa da pandemia, a obra, que iniciou em dezembro do ano passado, precisou estacionar, ampliando essa expectativa.    

Nau 
Aqui, a atmosfera é outra. Com decoração clean e intimista, repleta de peças de design, o espaço se dedica aos frutos do mar, com destaque pa­ra os pratos à base de camarão. O crus­táceo, aliás, está em mais de 40 opções do menu, que também suge­re saladas, entradas, produções com carne vermelha e aves, além das sobremesas. Para acompanhar a expe­riência, carta de drinques e vinhos.

Serviço:

Restaurante Mangai
Funcionamento: segunda-feira a domingo, das 11h30 às 22h
Instagram: @mangairestaurantes e @gelatomangai

Restaurante Nau Frutos do Mar
Funcionamento: segunda a quinta: 12h às 15h30 e 18h às 22h; sexta a domingo: 12h às 22h