MRV e Senai lançam edital de Empreendedorismo Industrial
Startups e empresas de base tecnológica podem se inscrever até dia 15 de janeiro
A plataforma de soluções habitacionais, MRV, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou um edital para Empreendedorismo Industrial, para estimular startups e empresas de base tecnológica em busca de soluções inovadoras para a indústria da construção civil. Serão aprovados até quatro projetos que terão acesso a recursos de, no mínimo, R$ 250 mil para o desenvolvimento das propostas. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro do próximo ano pelo site www.plataformainovacao.com.br.
A MRV espera do projeto grande potencial de escala para as soluções a serem desenvolvidas, com aplicação em centenas de canteiros de obras espalhados por 22 estados do território nacional. O SENAI, parceiro da iniciativa, além de ajudar na seleção dos projetos, vai ofertar a infraestrutura laboratorial e especialistas necessários para o desenvolvimento das propostas e disponibilizar, junto à MRV, os recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos.
No edital são dois desafios para as empresas: Gestão de inventário e romaneio de fôrmas e Inteligência aplicada ao processo de modulação de peças e kits de formas.
O Gestor Executivo de Inovação e P&D da MRV, Flávio Vidal Cambraia, esse é um momento para trazer ao mercado as melhores soluções de base tecnológica. “Essa iniciativa é de grande relevância para a companhia, que está aberta ao desenvolvimento de tecnologias em colaboração com o ecossistema de inovação. Será uma excelente oportunidade de unir inteligência interna e externa para criar soluções relevantes para os nossos empreendimentos e, consequentemente, nossos clientes e o setor de habitação no Brasil”, afirmou.
Parceria
A MRV anunciou em junho deste ano uma parceria de Pesquisa e Desenvolvimento do seu próprio Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que está instalado no CIT Senai, em Belo Horizonte. O equipamento foi criado como um dos pilares de inovação da empresa para desenvolver melhor seus empreendimentos.
A iniciativa foi inédita no segmento da construção civil e foi feita com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias, novos processos e métodos construtivos, desenvolvimentos e testes de materiais, entre outros pontos, com o intuito de entregar moradias com mais qualidade e tecnologia.