Você sabe o que comer antes de doar sangue?
Saiba o que comer antes de fazer a coleta para evitar fraqueza e tontura
Todos os anos, as festividades do mês de dezembro aumentam a demanda de abastecimento nos bancos de sangue. Mesmo em tempos de pandemia, a rede de saúde se prepara para as ocorrências do período, aguardando a chegada dos doadores. Quem vai passar por essa experiência pela primeira vez, deve ficar atento às dicas alimentares que ajudam para antes e depois da coleta.
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, os cuidados começam no dia anterior. “Consuma alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola e abacaxi, estes ajudam a absorver o ferro, assim como espinafre, acelga, beterraba e couve, lentilhas e feijões”, sugere. Também entram na lista frango, peru, ovos, peixe, marisco e carne. “Consuma pelo menos duas porções de verduras e legumes e três porções de frutas. Além disso, durma pelo menos oito horas, beba muita água, cerca de 40ml por quilo de peso e evite alimentos gordurosos”, completa.
Com a doação de um litro, é possível salvar até três vidas, segundo autoridades de saúde. Sendo assim, quem doa ajuda pacientes com câncer, transplantados, queimados, bebês prematuros, entre outros casos.
Depois da coleta, é possível sentir certos efeitos colaterais, como fadiga ou tonturas, além de perder um pouco de ferro. Mas tudo isso pode ser corrigido com nutrição equilibrada, incluindo principalmente alimentos que são fontes de ferro, vitamina C, B2 e B9. “No dia da doação, tome café da manhã ou almoce, dependendo do horário marcado, antes do procedimento. Não doe sangue com o estômago vazio. As pessoas geralmente se sentem fracas depois de doar. Por isso, alimente-se antes”, alerta Adriana.
No dia seguinte, a orientação também é consumir alimentos ricos em vitamina C e aqueles ricos em ferro. Importante ainda não ingerir bebidas alcoólicas até 48 horas após a doação de sangue, pois isso pode levar à desidratação. “Importante evitar bloqueadores de ferro. Alguns nutrientes interagem negativamente com a absorção. Mantenha um intervalo de ingestão de três horas, no mínimo, entre estes nutrientes. Eles são o leite e derivados, o chá preto, o café e o chocolate”, conclui a nutricionista.