Explosão

Polícia investiga explosão de trailer em Nashville no dia de Natal

Três pessoas ficaram feridas na explosão, que destruiu parte de uma rua de Nashville

Explosão em Nashville, EUA - HANDOUT / NASHVILLE FIRE DEPARTMENT / AFP

A polícia investiga neste sábado (26) a explosão de um trailer ocorrida na véspera em Nashville, no Tennessee, onde o governador Bill Lee pediu à Casa Branca para declarar estado de emergência devido à proporção dos danos. 

A detonação, que ocorreu na sexta-feira às 6h30 (8h30 de Brasília), destruiu parte de uma rua comercial no centro histórico da capital da música country.  

Três pessoas ficaram feridas e até o momento nenhuma morte foi confirmada, embora tenham sido encontrados tecidos no local que poderiam ser restos humanos, segundo o chefe de polícia local, John Drake.   

"Esta manhã visitei a região da explosão, os danos são impactantes e é um milagre que nenhum morador tenha morrido", escreveu neste sábado o governador Bill Lee nas redes sociais. 

Segundo ele, pelo menos 41 lojas sofreram danos. "Estes edifícios, muitos deles históricos, e outros mais terão que ser examinados por engenheiros para [comprovar] sua integridade estrutural e sua segurança", explicou em uma carta dirigida à Casa Branca. 

O veículo estava estacionado em frente a um edifício da companhia telefônica AT&T, que sofreu danos na explosão, que perturbaram as comunicações no Tennessee e em estados como Alabama e Kentucky.  

A A&T informou neste sábado que duas antenas de telefonia móvel foram instaladas no centro de Nashville e outras muitas no local para restaurar as comunicações. 

O FBI e a agência federal encarregada da gestão de armas e explosivos iniciaram uma investigação sobre o ocorrido.  

"A investigação continua, ainda ignoramos a motivação e seguimos todas as pistas possíveis", disse Drake na sexta. 

Segundo uma cronologia descrita pelo governador, a polícia foi ao local dos fatos na manhã de sexta-feira depois de vizinhos alertarem sobre disparos por volta das 5h30. Os agentes localizaram o veículo suspeito às 6h. 

Quinze minutos depois, os agentes "ouviram a gravação de uma contagem regressiva" vinda do veículo. A mensagem, difundida por alto-falante, alertava que uma bomba iria explodir às 6h30 e pedia a evacuação do bairro. 

A polícia desconhece se havia alguém no interior do veículo no momento da explosão.