Meio ambiente

Andada do caranguejo-uçá será fiscalizada pela CPRH em Pernambuco

Agentes da CPRH percorrerão pontos do litoral pernambucano para identificar se as determinações estão sendo cumpridas.

Caranguejo-uçá - Divulgação/Ibama

Em Pernambuco, a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) será responsável pela fiscalização da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em quatro períodos de defeso ao longo de 2021.

Agentes da CPRH percorrerão pontos do litoral pernambucano para identificar se as determinações estão sendo cumpridas.

Os períodos este ano serão: 14 a 19 de janeiro; 29 de janeiro a 3 de fevereiro; 28 de fevereiro a 5 de março; e 29 de março a 3 de abril.

Durante os períodos reprodutivos, popularmente chamados de "tempo de andada", os caranguejos deixam suas tocas em busca de companhia para acasalar e liberar ovos.
 

Neste período, é proibida a captura desse crustáceos, assim como transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização. 

“Estaremos com equipes de fiscalização, durante todos os períodos do defeso. Queremos apostar na conscientização ambiental, acreditar que a população respeitará o período de reprodução desses animais, o que garante a manutenção deles nos manguezais. Mas, em constatando infrações, os responsáveis serão penalizados com sanções previstas em lei”, comentou a gestora da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da CPRH, Silvana Valdevino. 

Em 31 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 325, que proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá.

O texto vale até 2024 e, além de Pernambuco, se aplica aos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,  Alagoas, Sergipe e Bahia.