Aeroporto do Recife terá acréscimo de 14% na malha aérea neste mês
O levantamento foi realizado pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur
Apesar da pandemia da Covid-19, que ainda não acabou, o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife, terá um acréscimo de 14% na malha aérea em janeiro deste ano.
Segundo dados da Anac, 5.883 voos, entre pousos e decolagens, são esperados para o Aeroporto do Recife durante este mês. O volume representa um salto de 14% em relação à malha aérea que estava prevista para o mês de dezembro. O levantamento foi realizado pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur.
Está prevista uma média diária de 190 voos, entre pousos e decolagens, no terminal da capital pernambucana. Em um recorte comparativo com outras capitais do Nordeste, o Recife mantém o topo do ranking, com Salvador em 2º, com 167 voos diários, seguido por Fortaleza, com 95.
“O segundo semestre de 2020 demonstrou a capacidade de ressurgimento do turismo de Pernambuco, com a retomada gradual da atividade em todo o Estado. Agora, para 2021, seguimos rumo à recuperação total da nossa malha, com a ampliação no número de voos operados”, pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Em janeiro, o Recife conta com a liberação pela Anac de ligações diretas do Recife para 36 destinos nacionais e dois internacionais.
Os voos são para as cidades de Aracaju, Belém, Brasília, Campina Grande, Caruaru, Confins, Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Jericoacoara, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Parnaíba, Petrolina, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São José dos Pinhais, São Luís, São Paulo (Congonhas, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Serra Talhada, Teresina, Uberlândia, Vitória, Lisboa (Portugal) e Ilha do Sal (Cabo Verde). Esse último voo está liberado pela Anac, mas ainda sem data de início.
Além do Recife, o terminal de Petrolina também tem registrado bons números neste início de ano. No Aeroporto Senador Nilo Coelho, a expectativa para janeiro é de 309 voos, entre pousos e decolagens, interligando diretamente o Sertão do Estado a quatro destinos: Recife, Salvador, Campinas e Guarulhos.