Coronavírus

Pernambuco tem quase mil internados em UTIs com suspeita de Covid-19

Leitos do Hospital de Campanha da Covid-19 no Recife - Andréa Rêgo Barros/PCR

Na tarde desta quarta-feira (6), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez uma avaliação da semana epidemiológica 53, encerrada no último sábado (2), e voltou a enfatizar a importância dos cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Segundo ele, foram registrados 663 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à Covid-19 durante a última semana. Foi notada, assim, uma estabilidade em relação à semana anterior, que registrou 683 casos de SRAG, e uma redução de 20% quando comparada com a semana 51. 

Entretanto, o gestor disse ser preocupante o fato de, no momento, quase mil pacientes estarem internados em leitos de terapia intensiva (UTI) nas redes pública e privada de todo o Estado com quadros suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. 

"A cada três pacientes que desenvolvem quadros graves da doença, ao menos um acaba não resistindo. O vírus pode ser silencioso e inofensivo para você, mas, para alguém próximo, pode ter uma evolução fatal”, alertou André Longo. 

O secretário citou ainda que, enquanto a demanda por leito de UTI apresentou uma discreta redução na última semana, com o cenário de estabilidade, a busca por vagas de enfermaria teve acréscimo na ordem de 12%. 

"Ainda são dados preocupantes e, se não nos comportarmos de forma adequada, poderemos ter dias mais difíceis nas semanas que seguem. O futuro, como sempre dizemos, está sem nossas mãos”, disse ele, reforçando a importância de seguir os protocolos sanitários. 

"Se forem seguidos à risca, os protocolos setoriais são capazes de frear a circulação do vírus. Essas medidas são o distanciamento, o uso da máscara de forma correta, cobrindo boca e nariz, e higiene."