Campeonato Brasileiro

Thiago Neves marca, Sport bate Fortaleza e respira na Série A

Com o resultado positivo, Leão da Ilha abre quatro pontos para o Z4 e ganha sobrevida na competição

Jogadores comemoram gol de Thiago Neves - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Ano novo, vida nova? No encontro de leões na Ilha do Retiro, o rubro-negro levou a melhor sobre o tricolor na noite desta quarta-feira. Em duelo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Sport venceu o Fortaleza por 1x0 e ganhou sobrevida dentro do certame nacional. Com o gol marcado por Thiago Neves nos minutos iniciais do duelo, o time da Praça da Bandeira ultrapassou o rival cearense na tabela, chegou aos 32 pontos, e abriu quatro pontos para a zona de rebaixamento. Agora, a equipe leonina se prepara para encarar o Palmeiras, sábado, mais uma vez no Recife.

Com a saída de Mugni do clube, o técnico Jair Ventura optou por escalar Raul Prata e adiantar Patric para dar suporte ao ataque. Durante a etapa inicial foi possível ver os laterais se procurando dentro de campo, mas foi pelo lado oposto que saiu o gol rubro-negro. Após receber de Dalberto, Marquinhos fez boa jogada e viu Thiago Neves livre de marcação na entrada da área. De primeira, o camisa 30 bateu colocado, sem força, para tirar de Felipe Alves e abrir o marcador na Ilha do Retiro, aos nove. A finalização foi a única no alvo do Leão durante toda a partida. Com mais posse de bola, o Fortaleza assustou a meta de Luan Polli em chute de Osvaldo. A bola passou com perigo próximo ao poste direito.

Na frente no placar, o Sport voltou com a mesma formação nos 45 minutos finais e com a proposta de jogar no contra-ataque. Porém, nas duas oportunidades criadas para pegar a zaga cearense desarrumada, no início, Marquinhos e Dalberto pecaram na construção das jogadas. Precisando do resultado, o técnico Marcelo Chamusca lançou Ederson e Yuri César, deixando o Leão do Pici com quatro atacantes em campo. Marcando presença no campo ofensivo constantemente, o Tricolor do Pici até chegou a balançar as redes com Ederson no primeiro toque do centroavante na bola, mas o VAR assinalou impedimento. Em raro contragolpe, o time da Praça da Bandeira quase chegou ao segundo gol. Aos 39, Patric recebeu grande lançamento de Jonatan Gómez. Livre de marcação, o lateral-direito viu Hernane entrar sozinho e cruzou para o camisa 9, que acabou desperdiçando a última grande chance do encontro.

Ficha do jogo

Sport 1
Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Ronaldo (Betinho), Raul Prata (Rafael Thyere) e Thiago Neves (Jonatan Gómez); Marquinhos (Sander) e Dalberto (Hernane). Técnico: Jair Ventura.

Fortaleza 0
Felipe Alves; Gabriel Dias (Torres), Paulão, Wanderson e Carlinhos; Felipe (Derley), Ronald (Bruno Melo), João Paulo (Ederson) e Romarinho; Osvaldo (Yuri César) e Wellington Paulista. Técnico Marcelo Chamusca.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Inês Back (ambos de SP)
Árbitro de vídeo: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Thiago Neves, aos 9' do 1T (SPT)
Cartões amarelos: Marcão, Ronaldo, Maidana (SPT); Bruno Melo (FOR)