Aulões gratuitos e solidários preparam os estudantes para provas do Enem, saiba como
Professores e voluntários de todo o Estado promovem aulões e acompanhamentos para auxiliar os alunos nos últimos dias que antecedem o exame
Às vésperas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), iniciativas oferecem aulões e acompanhamentos gratuitos para os estudantes.
O Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), promoverá neste sábado (9) um super aulão voltado para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento acontecerá das 8h às 17h e será totalmente on-line e gratuito. A ação contará com a participação de nove profissionais renomados em todas as áreas de conhecimento.
São eles:
Linguagens e Códigos - Lorena Ponce de Leon e Erik Anderson
Ciências Humanas - Tomaz Diego, Marcio Krauss e Gilbert Patsayev
Ciências da Natureza - Evandro Gomes, Sandro Marques e Flaviano Marques
Matemática e suas Tecnologias - Cícero Demétrio
Além disso, a programação do Super Aulão UNIFG foi pensada de forma que o candidato possa também relaxar antes da prova, diminuindo a tensão que geralmente antecede os exames. Para participar, basta acessar o site: https://lp.unifg.edu.br/super-aulao/ e se inscrever.
Uma boa oportunidade para os estudantes que precisam de um suporte na redação, é o Aulão Enem Solidário – Redação e Linguagens que será ministrado pela mestre e doutora em produção textual pela Universidade de Coimbra, professora Patrícia Cylene. A aula será por videoconferência via Sympla Streaming – plataforma que proporciona a realização de eventos online – no domingo (10) das 15h às 18h. Na aula, serão apresentados alguns dos erros mais comuns e como resolvê-los na hora de escrever a redação. Também serão abordadas algumas sugestões quanto ao procedimento da prova e suas características. O cadastro poderá ser feito gratuitamente pelo link: http://bit.ly/3hOWVQR.
Outra alternativa online e gratuita, é a página do Instagram (@coronavest), formado por universitários de diversas áreas que se voluntariaram para auxiliar estudantes que irão prestar o Enem. Criado em abril de 2020, a equipe já monitorou cerca de 500 alunos e pretende continuar com o projeto para o próximo ano. A ideia surgiu quando Maria Vitória Melo, Moisés Santos, Mariana Pontes e Caio Santos viram a dificuldade dos alunos para estudar em casa e decidiram disponibilizar conteúdos de forma gratuita. “Estávamos procurando uma forma de não deixar o nosso conhecimento preso. Foi aí que veio a ideia de compartilhar”, afirma Mariana, uma das fundadoras do projeto. A página é composta por várias dicas, resolução de questões, textos e debates de temas importantes. Além da página, os voluntários criaram um grupo no Whatsapp para oferecer monitoria e um canal no Youtube com conteúdos exclusivos voltados as temáticas do vestibular.
ENEM
A edição 2020 do Enem será bastante diferente dos anos anteriores. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá aplicar uma versão online da prova. Com a pandemia do coronavírus, outras mudanças precisaram ser feitas, uma delas foi a alteração da data do exame que originalmente era em novembro e precisou ser substituído para os dias 17 e 24 de janeiro para a prova impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro prova digital.
Com a suspensão das aulas em boa parte do país, muitos alunos tiveram que estudar em casa, tendo que lidar com o medo da doença que se alastrava pelo mundo e com a ansiedade da prova. “A princípio quando veio esse momento de ficar em casa, parecia ser bom ter mais tempo para conseguir estudar. Mas no fim das contas, todo o desespero que a pandemia trouxe para minha vida fez com que eu não conseguisse me concentrar nos estudos”, afirma Walisson José, de 23 anos, que irá fazer o exame pela 5º vez e quer tentar o curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco.
Para auxiliar os estudantes a entender os assuntos que já caíram no Enem, o Inep disponibiliza em seu portal as provas e gabaritos dos anos anteriores e a Matriz de Referência do Enem, com a descrição do que será avaliado em cada área do conhecimento. Além disso, esse ano o portal também irá disponibilizar o manual de correção, usado para treinar os corretores de redação. Assim, os estudantes ficarão por dentro das exigências feitas pelos professores na hora da avaliação dos textos.