Educação

Matrículas na rede municipal de Jaboatão para ano letivo de 2021 começam nesta segunda-feira (11)

As aulas presenciais ainda não têm data prevista para início, devido à pandemia da Covid-19

Sala de aula de escola municipal de Jaboatão - Chico Bezerra/PJG

Começa nesta segunda-feira (11) a primeira fase do processo de matrículas para o ano letivo de 2021 na rede pública de ensino de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Esta etapa segue até 23h59 da próxima sexta-feira (15).

As inscrições são feitas online, por meio do site da prefeitura. O período de confirmações das matrículas vai de 25 a 28 de janeiro. As aulas presenciais ainda não têm data prevista para início, devido à pandemia da Covid-19.

Segundo a prefeitura, entre 10 e 14 de fevereiro, retardatários poderão efetivar suas matrículas. Entre 24 de fevereiro e 1º de março, será a confirmação. 

Atualmente, a rede municipal de ensino do Jaboatão atende a cerca de 65 mil estudantes. A Secretaria de Educação estima um aumento na oferta para este ano em torno de 35%.

Os atuais estudantes da rede municipal terão as matrículas renovadas automaticamente.

Processo
No ato da confirmação presencial, pais ou responsáveis devem apresentar cópia da certidão de nascimento (se o aluno for menor de idade) ou carteira de identidade, duas fotos 3x4, cópia da carteira de vacinação, comprovante de residência, cópia do CPF (se o estudante for maior de idade) ou do responsável.  

No entanto, destaca a prefeitura, todas as 148 escolas municipais "estão sendo adaptadas para garantir a segurança sanitária dos estudantes, professores e funcionários, para quando houver a liberação".

Entre as medidas, estão sendo instaladas janelas, ventiladores e pias e há obras para revisão no sistema hidráulico e distribuição de totens com dispensers para álcool em gel nas dependências das unidades escolares. 

As bancas serão distribuídas de forma que se assegure o distanciamento social correto entre os alunos. Professores e funcionários estão sendo orientados sobre os procedimentos de segurança.

Enquanto não há autorização para as aulas presenciais, a Prefeitura do Jaboatão manterá o sistema de entrega de cestas básicas aos alunos. 

Desde que foi decretada a suspensão das aulas, foram entregues quase sete mil toneladas de alimentos para compensar a merenda, que é oferecida nas unidades de ensino.

Escola cívico-militar
Segundo a prefeitura, as matrículas para a Escola Municipal Cívico-Militar Natividade Saldanha, localizada no bairro de Cajueiro, serão feitas em um momento posterior.

"A orientação aos pais ou responsáveis é que façam as matrículas em uma das unidades da rede municipal, para assegurar que nenhum estudante fique sem vaga", alerta a prefeitura. 

A data para inscrição na Natividade Saldanha será comunicada pela Secretaria Municipal de Educação.

A unidade integra a lista das 54 unidades de ensino público que  compõem o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Governo Federal. 

Jaboatão é o único município pernambucano a ser contemplado pelo programa, que prevê investimentos de R$ 1 milhão.