Sport

Presidente do Sport pede anulação de jogo contra o Palmeiras e abdica do VAR na Ilha

Após polêmica com arbitragem, clube considera não usar a tecnologia em partidas com seu mando

Presidente mostra ofício enviado à CBF em pronunciamento ao vivo - Reprodução/YouTube

O presidente do Sport, Carlos Frederico, realizou pronunciamento ao vivo nesta segunda-feira para falar sobre a polêmica arbitragem do jogo contra o Palmeiras no último sábado (9) e as medidas que foram adotadas pelo Rubro-negro. Na ocasião, o Leão teve um pênalti marcado que posteriormente foi anulado após consulta ao VAR do árbitro, Dyorgines Padovani.

Na transmissão, o cartola comunicou as providências que vem sendo tomadas pela diretoria desde o ano passado em relação ao que ele chamou de “série de erros que vem acontecendo, principalmente na utilização do VAR", que, segundo ele, vêm prejudicando a campanha do clube na Série A.

O presidente mostrou um ofício, datado do dia 28 de dezembro, encaminhado à comissão e à ouvidoria de arbitragem da CBF. O documento já relatava oito lances em que o Leão se sentiu lesado pelo “flagrante erro ou não utilização do VAR em lances decisivos contra o Sport”.

Ele ressaltou a posição do presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, que está fazendo a ponte entre o clube e a presidência da confederação. Segundo o dirigente, está aberta até mesmo a possibilidade da não utilização do VAR nos jogos em que o Sport for mandante. Carlos Frederico argumentou que o sistema “é uma tecnologia que custa muito caro e [..] que pouco efeito tem trazido nos lances capitais, principalmente nos lances contra o Sport.”

O cartola disse que o departamento jurídico do clube tem trabalhado incessantemente para que tenham acesso às gravações do VAR e suas conversas com o árbitro de campo.

Ao final do pronunciamento, ele também falou sobre as cotas de televisão do Campeonato Brasileiro e argumentou que concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento tem um “gás a mais” na reta final, por terem mais jogos transmitidos em TV fechada ou aberta.“Entre novembro e janeiro, enquanto nós tivemos cinco jogos transmitidos, o Vasco da Gama teve 10.”

O clube ainda publicou nota em seu site. Segue na íntegra:

NOTA OFICIAL – AÇÕES DO SPORT REFERENTE À ARBITRAGEM

O Sport Club do Recife vem por meio desta nota, esclarecer os procedimentos tomados em relação aos fatos ocorridos em relação as arbitragens dos jogos do Sport, disputados no Campeonato Brasileiro de 2020/2021, em especial, no último jogo, diante do Palmeiras, no último sábado (09), na Ilha do Retiro.

Abaixo, listamos os pedidos feitos em ofício protocolado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF):

Oferecer denúncia ao quadro de árbitros e do VAR, de acordo com o artigo 259 do CBJD;
Requer a anulação da partida em razão do descumprimento das Regras e Disposições do IFAB, conforme fundamentação anexada ao pedido;
Requer a não utilização de arbitragem de vídeo (VAR) nos jogos a serem disputados pelo Sport na Série A 2020;
Requer perícia técnica de vídeo dos lances em questão, e áudio da comunicação entre árbitros de campo de do VAR, dando ciência ao clube de todo o conteúdo;
Que fique claro que, em momento algum, o Sport solicitou e/ou mencionou a retirada ou veto de qualquer nome da Comissão Nacional de Arbitragem, como também nunca cogitou ou cogitará, qualquer ato de desobediência às regras do futebol, que deve ser jogado em campo, com honra e altivez, características natas aos que fizeram e fazem o Sport Club do Recife.

Recife, 11 de Janeiro de 2021

Carlos Frederico Fernandes de Melo

Como assinar o DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.