Paralimpíco

Multicampeão, Daniel Dias anuncia aposentadoria após Jogos de Tóquio

Nadador ganhou três vezes o "Oscar do Esporte" e é referência mundial

Daniel Dias, multicampeão - Fernando Frazão/Agência Brasil

Aos 32 anos, o nadador brasileiro Daniel Dias revelou, nesta terça-feira (12), através do Instagram, que vai encerrar sua carreira de atleta profissional neste ano, depois de participar da Paralimpíada de Tóquio (Japão).

O evento, que deveria ter sido realizado na temporada passada, acabou adiado por conta da pandemia da Covid-19 e tem previsão para acontecer no período de 23 de julho a 8 de agosto deste ano. 

Considerado um expoente da natação e do esporte paralímpico, o atleta disse que planeja conquistar mais cinco medalhas na edição deste ano da Paralimpíada. 

“Hoje é um dia muito especial, vim dar uma noticia para vocês. Em 2021, será a minha última temporada como atleta paralímpico, como nadador profissional. Sigo treinando, me dedicando e não tenho dúvida que Tóquio será um grande momento, será onde vou dizer o meu adeus às piscinas. Será um grande momento também porque uma Paralimpíada é sempre especial”, disse ele, abrindo um vídeo com quase 10 minutos de duração e legenda em inglês.

"Estou muito feliz porque esta decisão já está tomada há um tempo, eu já venho traçando objetivos e já venho com plano de anunciar a aposentadoria. Eu sou muito grato a Deus pela natação, e pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria aonde cheguei. Se eu fosse escrever, lá quando eu comecei, há 16 anos atrás, tudo que eu conquistei, acho que eu jamais iria conseguir, escrever isso, jamais ia colocar nas palavras nessa carta, se eu fosse ler esta carta hoje, não seria tão perfeito como foi" disse Dias, que, visivelmente emocionado, fez agradecimentos também aos pais, à esposa, aos três filhos e a todos os profissionais que contribuíram com ele durante toda a carreira. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Daniel Dias (@danieldias88)

Natural de Campinas, em São Paulo, Daniel Dias se tornou o maior nadador paralímpico do mundo, com 24 medalhas. Na última Olimpíada, a Rio 2016, ele faturou quatro ouros, três pratas e dois bronzes.

Mas a coleção de medalhas em grandes competições é bem maior: são ao todo 97 conquistas (33 ouros em Jogos Parapan-Americanos; e 40 medalhas em Mundiais, das quais 31 são de ouro).  

Em 2016, Daniel Dias foi contemplado pela terceira vez como o melhor atleta com deficiência do ano no prêmio Laureus Sports Awards, popularmente chamado de "Oscar do Esporte". O brasileiro já havia conquistado o título em 2009 e 2013. Sobre o futuro após a aposentadoria, ele adiantou que pretende continuar perto das piscinas, abraçando outras missões.

“A vida do atleta é feita de ciclos, fases, por isso que decidi parar, porque vejo que minha contribuição com a natação paralímpica já foi excepcional, além do que eu esperava. Hoje eu vejo que eu posso continuar na natação de outra maneira, fazendo outras coisas e ajudando ainda mais a fazer a natação a ser uma referência no País e no mundo. Eu sempre estarei perto do esporte, da natação. O esporte transformou a minha vida e eu quero contribuir dessa maneira, ajudando ainda mais”, disse ele, que integra o Conselho Nacional de Atletas e é membro da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro, além de comandar o Instituto Daniel Dias e realizar clínicas e palestras.