República Tcheca desiste de Mundial de Handebol por casos de Covid-19
Dos 21 jogadores convocados para o Mundial, 13 testaram positivo para Covid-19, além de três membros da comissão técnica. Tchecos serão substituídos pela Macedônia do Norte
A seleção masculina de Handebol da República Tcheca anunciou nesta terça-feira (12) que não possui condições de participar do Mundial de Handebol Masculino, que será realizado no Egito. Pela manhã, a Federação Tcheca de Handebol (CHA) anunciou a desistência da competição, após registrar casos de Covid-19 na delegação, no último teste antes de seguir para o Egito, já que só é permitida a entrada no país com testes PCR negativos de até 72 horas antes da chegada.
Em nota, a federação expressou "infelicidade, grande frustração e decepção" em não participar do Mundial do Egito. Na nota, a federação afirma que 13 jogadores, dos 21 convocados, testaram positivo nos testes realizados na última segunda-feira (11), além de três membros da comissão técnica e outros funcionários que estavam na delegação.
"Embora tenhamos feito o possível para viajar para a Copa do Mundo com a seleção que temos à nossa disposição, após longas negociações na implementação da equipe e entrevistas com os jogadores, chegamos à conclusão de que isso não é realista no momento", disse o treinador da equipe, Jan Filip.
A delegação tcheca estava em preparação doméstica, realizando treinos na cidade de Pilsen, e já havia contado com desistências de outros convocados durante o período de preparação, também por conta do Covid-19.
A República Tcheca havia se classificado para o Mundial pelo desempenho no Campeonato Europeu da categoria, em janeiro de 2020, após o cancelamento da repescagem europeia. A 12ª colocação no torneio garantiu vaga entre os 13 europeus.
Assim que foi informada pela Federação Tcheca, a Federação Internacional de Handebol (IHF) ofereceu a vaga à seleção da Macedônia do Norte, 15ª colocada do Europeu 2020, e primeira na lista de espera do Mundial. Os macedônios aceitaram o convite e já organizam as malas para a viagem ao Egito.
Os macedônios agora ocupam a vaga dos tchecos no grupo G, que conta com o anfitrião Egito, além de Chile e Suécia, e estreiam na quinta-feira (14), diante dos suecos.
O Mundial de Handebol Masculino, está marcado para iniciar na quarta-feira (13), com a partida de abertura entre Egito e Chile, no Cairo, às 14 horas (horário de Brasília).