Recuperados dados da caixa-preta do Boeing acidentado na Indonésia
Boeing 737-500 da Sriwijaya Air teve queda repentina em menos de um minuto antes de submergir no mar de Java
Os investigadores indonésios anunciaram, nesta sexta-feira (15), que conseguiram recuperar as gravações de uma das caixas-pretas do Boeing que caiu no mar com 62 pessoas a bordo no último sábado.
As gravações "estão em boas condições e agora estamos examinando os dados", disse o chefe do Comitê de Segurança de Transporte da Indonésia, Soerjanto Tjahjono.
Os investigadores buscam saber as razões para a queda repentina de 3 mil metros (10 mil pés) do Boeing 737-500 da Sriwijaya Air em menos de um minuto antes de submergir no mar de Java.
As caixas-pretas, que registram em particular a velocidade, a altitude e a direção da aeronave, ajudam a determinar as causas dos acidentes em 90% dos casos, segundo especialistas em aviação.
Os mergulhadores recuperaram a primeira caixa-preta na terça-feira e, no momento, concentram-se na busca da segunda. Esta última contém gravações das conversas da cabine dos pilotos.
Cinquenta passageiros, incluindo dez menores, e 12 membros da tripulação, viajavam neste avião com destino a Pontianak, uma cidade da parte indonésia da ilha de Bornéu.
As autoridades ainda não deram nenhuma hipótese sobre as causas que poderiam ter causado a queda desta aeronave de 26 anos de uso.