Oportunidade

Parceria entre Sesi e Senai oferece 800 vagas para EJA Profissionalizante

Programa permite ao interessado concluir o Ensino Médio e fazer, ao mesmo tempo, um curso de Qualificação no SENAI no formato EaD

EJA Profissionalizante, fruto de parceria entre o Sesi e o Senai - Divulgação

Os pernambucanos maiores de idade que buscam concluir o ensino médio terão uma excelente oportunidade em 2021. Nesta segunda-feira (18), o Sesi-PE abriu as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, em que o interessado poderá concluir o ensino médio em apenas um ano e, ao mesmo tempo,  fazer um curso de qualificação profissional do Senai-PE. São oferecidas 800 vagas, de forma gratuita, e as aulas irão acontecer 100% on-line, com exceção dos cursos oferecidos em Caruaru, que serão semipresenciais.

O Sesi-PE já oferecia a oportunidade de conclusão do ensino médio em apenas um ano, mas com o EJA Profissionalizante, além do diploma escolar, o aluno também terá o certificado do curso profissionalizante. Ou seja, sairá mais preparado para o mercado de trabalho. “O que estamos oferecendo é uma porta de entrada para que esses jovens e adultos possam se capacitar para atender às demandas das indústrias locais ou, até, para que possam empreender”, explica a diretora de Educação do Senai-PE, Carla Abigail.

A gerente de Educação do Sesi-PE, Mirella Barreto destaca a importância do curso para as empresas contratantes. “O curso permite que o aluno saia qualificado para trabalhar no mercado de trabalho. Então, o contratante terá um profissional com ensino médio concluído e qualificado para exercer as atividades para a qual ele foi contratado”, analisa Mirella Barreto.

As inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades do Sesi/Senai no Ibura, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru ou Paulista. Os cursos qualificantes disponíveis são de Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Modelista de Roupa, Costureiro, Inspetor de Qualidade, Assistente de Controle de Qualidade, Operador de Microcomputador e Almoxarife. As inscrições para os cursos são feitas de acordo com a unidade que o aluno fizer a inscrição [conferir no final da matéria].

Caso o número de matriculados seja maior que o de vagas disponíveis, o critério para a seleção é quem se inscreveu primeiro. Para realizar a matrícula, o interessado precisa ter no mínimo 18 anos, Ensino Fundamental completo ou Ensino Médio incompleto, além de apresentar as cópias da certidão de nascimento ou de casamento, do RG, CPF, histórico escolar original, comprovante de residência e uma foto 3x4.

As inscrições vão até 22 de fevereiro, mesmo dia do início das aulas remotas. Para mais informações, o interessado pode acessar o site do Sesi-PE (http://www.pe.sesi.org.br/) ou ligar para o número (81) 3412.8580.

Confira abaixo os cursos e as localidades que estão sendo oferecidas em cada escola (100 vagas para cada curso, exceções destacadas):

Sesi Ibura e Senai Areias: inspetor de qualidade e operador de microcomputador;

Sesi Cabo e Senai Ipojuca: assistente de controle de qualidade (200 vagas);

Sesi e Senai Caruaru: modelista de roupa e costureiro (ambos semipresenciais);

Sesi e Senai Paulista: almoxarife, assistente de recursos humanos (50 vagas) e assistente de contabilidade (50 vagas).