Distribuição das primeiras doses da vacina contra Covid-19 em Pernambuco usa seis caminhões
Logística prevê levar o imunizante a todos os municípios ainda nesta terça-feira (19)
A distribuição das 270 mil doses da Coronavac em Pernambuco usa uma logística que inclui seis caminhões, sendo quatro refrigerados, adequados para longas distâncias.
As vacinas chegaram ao Recife às 19h29 da segunda-feira (18), em um avião que decolou do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Primeiro, houve uma cerimônia simbólica no Centro de Logística do Ministério da Saúde com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores.
De acordo com o Governo de Pernambuco, apesar de haver dois caminhões não refrigerados isso não implica risco às vacinas porque estão armazenadas em caixas térmicas a uma temperatura entre 4ºC e 8ºC, o que garante uma durabilidade de, no mínimo, 48 horas, suficiente para a distribuição.
A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) é distribuir as doses pelos 184 municípios das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) em até 24 horas após a chegada, nesta terça-feira (19).
Após o envio da vacina por parte do Ministério da Saúde, a distribuição aos municípios é de responsabilidade dos estados.
Em cada cidade, serão usadas as salas de vacinação e postos volantes, que vão até os locais de trabalho ou residência dos vacinados. Haverá apoio do Ministério da Defesa na distribuição local.
No Recife, por exemplo, será usado como ponto de distribuição e armazenamento o Centro Médico Ermírio de Moraes, localizado na avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, na Zona Norte.
A primeira fase da vacinação no Estado prevê vacinar um grupo de 129.022 pessoas, que inclui 2.462 pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas, 130 pessoas com deficiência institucionalizadas, 26.506 indígenas vivendo em terras indígenas e 99.924 trabalhadores de saúde.