Podcast discute política e representatividade negra de forma lúdica e acessível

Projeto Política é Massa visa reverter a ideia da política indiscutível e traz temáticas importantes do atual cenário político

Política é Massa tem como objetivo levar informações sobre política de uma forma mais instrutiva e descomplicada. - Divulgação

Fundado em 2019 por Caio Santos, 27 anos, morador da cidade de Olinda e mestre em ciência política, o projeto "Política é Massa" tem como objetivo levar informações sobre o meio político de uma forma mais instrutiva e descomplicada. “Esse programa tem o intuito de passar adiante de uma forma mais palatável tudo que aprendi na faculdade e no mestrado. Porém, eu não queria fazer mais um podcast de conversa em que você se senta com mais duas pessoas e grava sobre um tema. Por isso, o formato do 'Política é Massa' segue um teor mais narrativo. O grande diferencial é a visão de cientista, mas também de homem negro e nordestino”, afirma Caio. 

“Tivemos uma série de episódios sobre políticas raciais e o último deles recebeu Luiza Batista, presidenta da Fenatrad, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas do Brasil. No episódio eu analiso o impacto da PEC das Domésticas como uma das políticas de raça mais importantes do país. Outro episódio eu recebi Mônica Oliveira e Inaldete Pinheiro militantes históricas do movimento negro brasileiro. Elas falaram sobre a atuação desde sempre. Esse episódio foi motivado pela discussão vazia que surgiu por aqui sobre um suposto pacifismo do movimento negro brasileiro comparando com o Black Lives Matters”, ressalta Caio.

Além do Política é Massa, Caio também possui outros projetos que até já receberam apoio de empresas importantes que financiaram alguns de seus trabalhos, como no caso do projeto Raízes, que tem apoio do Spotify através do programa Sound Up Brasil. Para Caio, a ideia de Raízes é contar a história das famílias não brancas do país. “A gente pensa na ótica de que essas narrativas micro dentro de nossa linha familiar tem um impacto na formação do Brasil. Vem do subjetivo das relações de amor, ódio, brigas, contradições e carinhos que todo mundo sabe que as famílias carregam, mas com a cara do Brasil real que é e sempre foi silenciado”, destaca.

O "Política é Massa" é fruto do projeto da Griô Comunicação Política, fundado por Luciana Goes e Caio Santos, que é uma marca de produção que serve como âncora para esse e outros projetos. “O interesse agora é focar em produzir podcasts nossos e de outras pessoas também, a gente participa de todo o processo desde a conceitualização, passando por roteiro, gravação, edição e montagem final, além claro de pensar nas estratégias de divulgação e engajamento digital. Tudo que diz respeito a mídia a gente tá debruçado e esse é o foco da Griô em 2021”, destaca Caio.

Em 2020, ano das eleições municipais, o podcast criou uma série de episódios chamada Enegrecendo a Política, que contou com a participação de Vinicius Castello, atual vereador de Olinda, Flávia Helen, vereadora de Paulista e as Pretas Juntas, candidatas a vereadoras do Recife. Nesse mesmo ano, o projeto conseguiu estar entre os 150 podcasts mais ouvidos do seu gênero no Spotify Brasil. 

Os trabalhos do Política é Massa estão disponíveis em todas as plataformas de áudios. Além disso, a Griô Comunicação também oferece serviços de suporte para edição de áudio e produção de podcast. Os serviços podem ser orçamentados através do e-mail griot.politica@gmail.com ou pela plataforma do Instagram @griot.podcasts.