Saiba a diferença entre o vinho natural, orgânico e biodinâmico
Cresce no mercado a oferta de rótulos com características especiais de produção
Quem sempre confere a prateleira de vinhos em empórios e supermercados, percebe o aumento dos rótulos com a nomenclatura natural, orgânico ou biodinâmico. Embora esses produtos estejam se popularizando no mercado, você saberia distinguir a diferença entre eles?
Vinho natural é aquele que, em sua produção, sofre a menor intervenção possível do seu produtor e que não contém nada artificial, além de trazer a expressão máxima do terroir. É a uva fermentada pela levedura selvagem com respeito a todos os processos da agricultura. Nada além disso. Enquanto isso, na produção orgânica, não se usa nenhum tipo de agrotóxico.
Já o produto biodinâmico vai além das questões acima. Visa a produção em um ambiente totalmente autossustentável e no qual todos os elementos se complementam para que se tenha o máximo de naturalização e interação entre fatores possível no processo todo. Entre as produtoras, estão as espanholas La Calandria, Bodega Costador Terroirs Mediterranis e La Microbodega del Alumbro, além da brasileiríssima Viventes, que produz em Colinas (RS).
Para Humberto Ribeiro, sócio e curador do Soul Botequim, boteco especializado em produtos artesanais em São Paulo, esse é um cenário que tende a crescer nos próximos anos. "A gente vem trabalhando há tempos para que todos entendam que é importante valorizarmos quem foca a sua produção na preocupação com a qualidade, com a humanização, com os processos, com o meio ambiente e com a cadeia toda, do fornecedor ao pequeno comerciante. E parece que cada vez as pessoas têm se conscientizado do quão urgente isso é", pontua.