Audiovisual

Lei Aldir Blanc: “Tiro da Alma” é o novo projeto de Zé Cafofinho

São cinco registros em vídeos de composições inéditas, gravados em casa, durante o período de quarentena

Cafofinho - Olívia Leite

“Tiro da Alma - Música de Sobrevivência” é o novo projeto do cantor, compositor e multi-instrumentista, Zé Cafofinho. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, do governo do Estado de Pernambuco, o trabalho foi realizado em parceria com a sua companheira, a produtora executiva, Marina Gonçalves, durante a pandemia. São cinco registros em vídeos de composições inéditas, que serão lançados, nesta quinta-feira (21), nas redes do artista, redes parceiras e plataformas de áudio.

De maneira mais natural, “Tiros” foi todo produzido na residência do casal. “É um registro sonoro e documental das incertezas, tristezas e alegrias que passamos. Mostramos o processo criativo, técnico e vivências diárias, transformadas em música imediata e registro audiovisual”, explica Gonçalves.

Captado por um smartphone, as imagens mostram os sentimentos experimentados durante o isolamento, a realidade e a veracidade da música em tempos de crise. “Sobreviver à pandemia não é fácil. Envolve grandes doses de isolamento social e equilíbrio mental. Nossos corpos sofrem, mas almas se alimentam de esperança e alegria como forma de sobrevivência”, conta Cafofinho. “Nesse caso, os tiros não matam, ao contrário, trazem vida e frescor e os transformam em alimento também para os ouvintes”, complementa. 

Com duração aproximada de cinco minutos cada, os vídeos foram divididos e intitulados. São eles, Tiro da Alma – Arcos, Tiro da Alma - Cordas Dedilhadas, Tiro da Alma - Sampler e Poesia, Tiro da Alma - Poesia e Loops, Tiro da Alma - Catarse (Sampler, Poesias, Arcos e Dedilhadas). Apesar da fabricação caseira, Cafofinho usa todo o arsenal de instrumentos e equipamentos possíveis para a composição. Viola de rabeca, banjo, bandolim, guitarra tenor, sampler, pedais de delay e loops. Marina, por sua vez, foi diretora de arte e produtora de set. A produtora Clarice Andrade juntou-se à dupla na elaboração do projeto apresentado ao Governo. O casal já planeja a ampliação da experiência.

Todos os canais da rede do projeto serão utilizados para comunicação constante e ativa com o público, sem presença física e de forma totalmente gratuita. Os vídeos serão lançados entre os dias 22 de janeiro e 19 de março.