Prefeitura do Recife promove ação educativa nos parques por respeito às medidas de prevenção
Cerca de 150 profissionais estão atuando no reforço da orientação e conscientização em relação ao cumprimento dos protocolos sanitários
A Prefeitura do Recife está intensificando a campanha Bora se Cuidar, nos parques da cidade, pedindo respeito as medidas de prevenção à Covid-19. Na manhã deste domingo (24), a ação foi realizada no Parque da Jaqueira, onde educadores pediam o uso das máscaras pelas pessoas, além de portar o álcool em gel. A reportagem da Folha de Pernambuco observou muitas pessoas respeitando o uso da máscara, diferente de registros anteriores, mas muitos ainda insistem em não utilizar o acessório.
Cerca de 150 profissionais estão atuando no reforço da orientação e conscientização em relação ao cumprimento das medidas e protocolos contra o novo coronavírus.
Na última semana, o Governo do Estado alertou que, caso não houvesse uma mudança no comportamento da população que frequenta os parques pernambucanos, os ambientes poderiam voltar a ter restrições no acesso, assim como aconteceu em 2020.
A ação no Parque da Jaqueira, teve a presença de promotores com placas educativas, arte-educadores e aplicação de adesivos com o QR code nos quiosques e cardápios dos comerciantes que atuam nos parques, além da colocação de banners nas entradas dos equipamentos e placas nos parques infantis.
Segundo a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, a ação espera conscientizar a população sobre o uso dos itens de proteção. “A gente tá fazendo essa ação visando conscientização e orientação, outras cidades estão tomando medidas drásticas e não queremos isso porque faz bem para nossa população, porque encontra lazer e saúde. A nossa intenção é não fechar nada, precisamos da população consciente”, destacou.
A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.
Para a professora aposentada, Maria Niussa Vasconcelos, de 75 anos, é importante a conscientização e a fiscalização para que o uso da máscara seja respeitado, e se preocupa com quem não utiliza. “É muito certa essa ação, mas as pessoas entram e aqui dentro tiram. Não pode tirar, tem que usar se proteger de tudo, usar o álcool e cada vez menos propagar o vírus, todos precisam ter cuidado consigo e com o próximo”, contou.
Para o recepcionista Almir Silva, de 31 anos, é preciso que as pessoas esperem a vacina e continuem a utilizar o item de proteção. “Estamos vivendo uma pandemia, o uso da máscara é imprescindível para o vírus não se propagar, a vacina está chegando e precisamos de paciência”, disse.