Coronavírus

São Paulo inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Monumento foi instalado no Parque do Carmo, na zona leste da cidade, no dia do aniversário de 467 anos

Memorial conta com globo terrestre e árvore para homenagear as vítimas - Divulgação/ Projeto Higia Mente Saudável e Av

No dia em que a cidade de São Paulo completa 467 anos, a prefeitura paulistana inaugura um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus. O memorial foi instalado nesta segunda-feira (25) no Parque do Carmo, na zona leste.

Para a homenagem, a prefeitura instalou uma escultura, que foi doada pelo Ministério Público, em parceria com o Projeto Hígia Mente Saudável. O monumento conta com uma cápsula do tempo, onde pessoas poderão deixar mensagens de condolências e contar suas experiências de enfrentamento à Covid-19.

Segundo a prefeitura, as mensagens recebidas serão codificadas e transformadas em cápsulas, que serão depositadas na base da obra, contando a história daqueles que se foram e mensagens de condolências daqueles que perderam um ente querido. As cápsulas serão lacradas na base do monumento pelo período de 100 anos, para que se tenha uma memória da pandemia para as futuras gerações.

A ideia é que, neste local, os frequentadores do parque tenham um espaço físico de reflexão. Também neste parque, desde julho, já estavam sendo plantadas árvores nativas da Mata Atlântica para homenagear os mortos da covid-19.

Até esta segunda-feira (25) foram plantadas 3.338 mudas no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e outras 3.303 no Parque do Carmo, totalizando 6.641 árvores de espécies nativas: araçá, ipê-branco, jequitibá-branco, aroeira-pimenteira, pitanga, goiaba, jabuticaba, paineira, cereja-do-rio-grande, uvaia, jatobá. Todas as mudas são provenientes do Viveiro Harry Blossfeld.