Rugido: o aplicativo de denúncias para casos de LGBTfobia
Disponível para download no Google Play Store, a plataforma é fruto da parceria do Fundo Brasil de Direitos Humanos com a Escola de Formação Quilombo dos Palmares
Com o objetivo de ser um canal de denúncias de casos de LGBTfobia, o aplicativo Rugido foi lançado nesta segunda-feira (25) e é coordenado pelo Movimento LGBT Leões do Norte e pela Rede LGBT do Interior de Pernambuco.
A plataforma, que está disponível para download no Google Play Store, é fruto do apoio e da parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, por meio do projeto "Tecer, resistir e enfrentar as LGBTfobias no interior pernambucano" e também com a EQUIP – Escola de Formação Quilombo dos Palmares.
Além de ser um canal de denúncias de LGBTfobia aos órgãos competentes, o aplicativo vai facilitar a participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI) pernambucanos no exercício da cidadania, contribuindo diretamente no registro e no acompanhamento de violações de direitos humanos dessa população.
O lançamento do aplicativo faz parte também de uma série de ações da Rede LGBT do Interior de Pernambuco em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado no próximo dia 29 de janeiro e que lembra a luta da população de travestis e transexuais pelo direito à vida, à cidadania e à justiça equânime.
O lançamento do aplicativo acontecerá com atividades virtuais, como lançamento de vídeo e lives no perfil do Movimento LGBT Leões do Norte no instagram, que está na coordenação do projeto.