Primeiro evento-teste dos Jogos Olímpicos deve ser adiado por pandemia
Evento é ameaçado por fechamento de fronteiras do Japão, que tenta conter o vírus
O primeiro evento-teste do ano antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 pode ser adiado, devido a restrições sanitárias no Japão - informou a imprensa japonesa nesta quarta-feira (27).
A celebração da prova artística de natação, marcada para acontecer entre 4 e 7 de março, pode ser adiada para abril, ou maio, segundo diversos jornais.
Essa prova, a primeira a contar com medidas sanitárias contra covid-19, também deve servir como um torneio de classificação olímpica e reunir nadadores de dez países.
Diante do agravamento da pandemia, o Japão decretou estado de emergência até 7 de fevereiro em Tóquio e em outros dez departamentos. Também proibiu a entrada nestes territórios de estrangeiros não residentes.
A isenção concedida aos atletas para treinarem no Japão por ocasião dos Jogos Olímpicos programados para julho foi suspensa em meados de janeiro.
A Federação Internacional de Natação (FINA) e a federação japonesa desse esporte entenderam que essas restrições tornariam a organização do evento muito difícil, ainda segundo diferentes meios de comunicação.
Nenhuma dessas federações estava disponível, de imediato, para reagir a esta informação. O comitê organizador de Tóquio 2020 se limitou a afirmar que "não comentaria rumores".