Visibilidade

Semana da Visibilidade Trans reforça a luta pela garantia de direitos em Pernambuco

Temas como representatividade na política e vulnerabilidade da população trans em tempos pandêmicos fazem parte do mês de conscientização

Questões acerca da vulnerabilidade da população trans ganham destaque - Flickr

Nesta sexta-feira (29) é celebrado nacionalmente o Dia da Visibilidade Trans, data que simboliza a luta pela garantia de direitos como o acesso à saúde de qualidade e reconhecimento da identidade da população trans. Ao longo do mês escolhido para debater sobre a cidadania das pessoas travestis, transexuais e não-binárias, questões acerca da vulnerabilidade da população trans, acentuadas diante do período de pandemia da Covid-19, ganham destaque em webnários e ações realizadas no Estado.

Diante disso, a Nova Associação de Travestis e Transsexuais de Pernambuco (Natrape) realiza na próxima sexta-feira (29) ação para distribuir cestas básicas para travestis e transexuais que se encontram em situação de vulnerabilidade. O ato acontece a partir das 14h na Praça do Derby, na área central do Recife.  A instituição não governamental tem como objetivo principal garantir políticas públicas e assistência à população de travestis e transexuais de Pernambuco. 

Segundo a coordenadora da Natrape, Heymilly Maynard, o período de isolamento aumentou a vulnerabilidade da população trans em Pernambuco. “A pandemia afetou de forma terrível e avassaladora a população trans no estado de Pernambuco. Há uma gravidade altíssima de vulnerabilidade onde passou a aumentar o número de pessoas trans em situação de rua na capital pernambucana, assim como no município de Olinda, Caruaru e em outros. A vulnerabilidade aumentou para essa população devido a transfobia muitas vezes familiar”, disse. 

Além disso, a  Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Coordenação de Saúde LGBT, realiza nesta quinta-feira (28) o webnário com o tema “Visibilidade Trans, existência como ato político”. O encontro, que acontece  a partir das 14h, será transmitido pela página do YouTube do Núcleo Estadual de Telessaúde, no endereço: https://www.youtube.com/c/TelessaudeSESPE

“Neste momento, queremos dar visibilidade às histórias positivas que impulsionam tomadas de decisões políticas. Com nossos convidados, vamos discutir e entender o corpo trans como corpo político, desenvolvendo caminhos de cuidado e acolhimento, provocando o sistema para execução das ações necessárias para implementação destas”, destaca o coordenador de Saúde LGBT da SES-PE, Luíz Valério da Cunha.