Vacina é recomendada para pessoas abaixo de 65 anos, dizem especialistas alemães; AstraZeneca nega
Os atuais dados são "insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas em pessoas com mais de 65 anos", afirmou comissão de vacinação alemã
A comissão de vacinação alemã afirmou nesta quinta-feira (28) que recomenda a vacina contra Covid-19 do laboratório britânico AstraZeneca unicamente para pessoas com menos de 65 anos, por causa da falta de dados para idosos.
"A vacina Covid-19 da AstraZeneca é atualmente recomendada apenas para pessoas com idade entre 18 e 64 anos", escreveu a Comissão de Vacinação (STIKO), em um documento consultado pela AFP.
Este parecer especifica que "os dados atualmente disponíveis são insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas em pessoas com mais de 65 anos".
Resposta
As declarações foram desmentidas tanto pela fabricante como pelo governo alemão, que acusou esses veículos de confundirem vários dados.
O diretor-geral da AstraZeneca, Pascal Soriot, admitiu, porém, que dispõe de "uma quantidade limitada de dados relativos à população de idade avançada" e considerou "possível" que alguns países prefiram não administrá-la nesta categoria no momento.
Ele também afirmou que sua vacina fornece uma proteção de 100% contra as formas graves da covid-19 e a hospitalização. Segundo ele, a vacina é capaz de combater a variante do coronavírus encontrada na Inglaterra, considerada muito mais contagiosa.