RADIONOVELA

Rádio Folha apresenta “Desencantos” de Machado de Assis

Comédia tem como enredo um triângulo amoroso

Machado de Assis, autor de O Protocolo - Ilustração

A comédia “Desencantos”, peça teatral de autoria de Machado de Assis, foi escrita em 1861 e traz em seu enredo a falta de aptidão de Luis, personagem de brilhante inteligência e imensa timidez, em pedir a mão de sua amada, Clara, em casamento. Envolvida pelas eloquentes palavras do experiente Pedro Alves, a caprichosa mocinha aceita-o como pretendente, o que leva Luis, desiludido, a uma viagem de 5 anos pelo exterior. Em seu retorno ao Brasil, o preterido intelectual arquiteta uma inesperada vingança.

“Desencantos”, para alguns críticos, pode ser definido por um texto que Machado traduziu e publicou à mesma época, “Queda que as mulheres têm para os tolos” do belga Victor Hénaux, onde argumenta-se que naquela época os homens inteligentes têm dificuldades de abordar a mulher amada devido à sua timidez natural, enquanto os tolos presunçosos levam vantagem por causa de sua indiferença e superficialidade naturais.

No elenco a âncora da Rádio Folha FM, Patrícia Breda no papel de Clara; o comunicador Jota Ferreira interpreta Luiz de Melo e o ator convidado Júnior Viana faz o papel de Pedro Alves.

O radioteatro da Folha FM conta com três espaços na grade de programação. O ouvinte pode acompanhar o episódio dessa semana, “Desencantos”, nessa sexta-feira (29),16h; no sábado (30), às 10h e domingo (31), às 11h, pelo dial 96,7 FM ou pela internet no radiofolhape.