Pochyua Andrade lança audiobook para celebrar 10 anos do livro A Vaca Minuciosa
Primeira publicação do músico e escritor pernambucano Pochyua Andrade completa 10 anos. Para celebrar o marco, o Cutia Coletivo lançou a versão em audiolivro
Completando uma década de lançamento, O livro infantil “A Vaca Minuciosa” do autor pernambucano Pochyua Andrade ganha uma versão em audiolivro, disponível no Youtube. A nova edição comemora os 10 anos da produção e contou com apoio de um financiamento a partir de crowdfunding realizado pelo Cutia Coletivo (Coletivo Universo de Teatro e Intervenção Afetiva).
Além do audiolivro, o Cutia coletivo prepara ainda outras surpresas em comemoração dos 10 anos da obra para 2021, como a edição de um caderno de colorir com 8 ilustrações do livro, o lançamento de um teaser de animação da vaca, produzido pelo cineasta Paulo Leonardo, e sessões virtuais de bate-papos com o autor. Todas pensadas e elaboradas para transformar os conteúdos relacionados a “A Vaca Minuciosa” em uma ferramenta multidisciplinar que possa ser utilizada por alunos e professores.
A ideia de transformar “A Vaca Minuciosa” em audiolivro foi uma proposta da artista Viviane Borchardt, esposa do escritor e narradora da obra, que também integra o Cutia Coletivo. De acordo com Viviane, sua ideia foi a de gerar um conteúdo que não carregasse o peso do isolamento social, já que um audiolivro não muda sua configuração de produção ou de consumo com o distanciamento. “O audiolivro é também uma ideia para continuar destacando valores que engrandecem a delicadeza e o afeto dentro das relações familiares e sociais, que é a principal característica estética do Cutia Coletivo”, disse.
Para Pochyua, autor do livro, o o audiobook é também um meio de entretenimento altamente inclusivo. “Esse formato leva os leitores a uma experiência diferente, integrada ao narrador para construir imagens mentais de situações e personagens, uma vivência que estimula a sensibilidade e a atenção, desenvolvendo ao mesmo tempo a imaginação e a criatividade, as habilidades de pensamento crítico e analítico”, afirmou.
A produção está disponível no canal do youtube do Cutia Coletivo, com links de marcações da minutagem dos 20 capítulos, proporcionando ao ouvinte a opção de acessar a história por partes. A produção foi gravada em Home Stúdio, com narração de Viviana e trilha sonora de Pochyua, e tem duração de 1h20
Segundo Pochyua, “o projeto ajuda o Cutia Coletivo a continuar levando até as crianças e as famílias um conteúdo cultural carregado de significados e de afetividade, feito para ser apreciado em casa ou no carro, mas sem deixar de fortalecer esse vínculo tão necessário entre espectadores e artistas nesse momento de distanciamento social, onde o fomento coletivo à cultura torna-se uma das poucas ferramentas para a manutenção da produção artística independente”.
Na crítica de Viegas Fernades da Costa, pelo jornal Expressão Universitária, o livro foi comparado a obras aclamadas como o Menino do Dedo Verde, o Pequeno Príncipe e o Menino Maluquinho, e indicado como “de leitura altamente recomendada, capaz de dialogar com o universo infantil e refletir sobre as particularidades do tempo presente, principalmente porque não se rende as fórmulas fáceis e trata com inteligência os seus leitores”.