Fiscalização

Praias de Olinda recebem fiscalização neste final de semana

A operação integrada conta com 20 guardas municipais para garantir o uso de máscara e distanciamento social na orla

A ação acontece de 9h às 12h e de 14h às 17h, nos dois dias do final de semana. - Divulgação

Com o objetivo de reduzir aglomerações e as possibilidades de contágio pela Covid-19, a Prefeitura de Olinda realiza nestes sábado e domingo (30 e 31), a Operação Integrada de fiscalização na orla marítima. Cerca de 20 guardas municipais deverão percorrer 9 quilômetros da orla do município em dois turnos, o primeiro das 9h às 12h e o segundo de 14h às 17h, nos dois dias. 

O intuito da ação é conscientizar sobre o uso da máscara de proteção, a proibição da utilização de equipamentos de emissão sonora, descumprimento de distanciamento social e protocolos sanitários previstos em normas legais. Caso a pessoa não possua máscara, o efetivo da Guarda Municipal disponibilizará gratuitamente para uso imediato. “É importante que as pessoas quando saírem de casa já façam o uso da máscara e ao chegarem na praia, enquanto não estiverem ingerindo bebidas ou qualquer tipo de alimento, possam estar fazendo o uso dessa máscara”, afirma o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto. 

Também de acordo com o secretário, a participação dos frequentadores da orla na operação integrada é fundamental para sua eficiência. “A operação é de fundamental importância para que a gente possa reduzir ao máximo a questão do contágio. É preciso que a população também se engaje, porque além de nós fiscalizamos as questões relativas ao cumprimento de protocolos sanitários, distanciamento social, uso de máscara e a proibição de utilização de som em toda orla de Olinda, a participação da população é fundamental”, disse.

Ainda segundo a secretaria a ação, que já acontece há três finais de semana, a previsão é de permanência ao longo de todo o mês de fevereiro. “A nossa intenção é justamente que a população receba uma carga muito forte de orientações, no sentido que eles possam se conscientizar da necessidade dessa colaboração permanente”, concluiu o secretário de Segurança Urbana do município. 
 


Além do efetivo da Guarda Municipal comporão a mobilização o Controle Urbano, Transporte e Trânsito, Vigilância Sanitária, Polícia Militar (1°. BPM e 1a. Ciatur), Secretaria de Turismo e Lazer do Governo do Estado e Procon-PE.