Dois pacientes vindos de Manaus recebem alta do Hospital das Clínicas da UFPE
Dyego Morais e Darlem Oliveira chegaram ao HC-UFPE/Ebserh no último sábado (23) e, uma semana depois, estão de volta para casa
Dois pacientes transferidos de Manaus para realizar tratamento no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam alta na manhã deste sábado (30). Dyego Morais e Darlem Oliveira, ambos de 31 anos, estão curados da Covid-19. Os manauaras, que estavam na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC-UFPE/Ebserh desde o último sábado (23) à noite, embarcam ainda hoje (30) para a capital amazonense em voo comercial.
“Só quero agradecer pela recepção que tive dos médicos, do pessoal da limpeza e de todos que me acolheram de braços abertos para eu poder vencer essa doença e poder ir para casa”, disse emocionada Darlem Oliveira. Dyego Morais também se emocionou. "A sensação de ir para casa é a melhor. Vou voltar para o lar, para a minha família, para os meus filhos e isso é muito gratificante. Mais uma vez, agradeço a família do Hospital das Clínicas. Sou só gratidão. Meu muito obrigado. Fiquem com Deus”, falou.
Com a alta hospitalar de Dyego e Darlem, o HC-UFPE/Ebserh possui, no momento, dez pacientes de Manaus com Covid-19, internados no hospital-escola, três deles estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os demais na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias, todos em situação estável.
O superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos, também participou da despedida. “É com muita satisfação que a gente atribui este momento de alta destes dois pacientes que recebemos de Manaus. É uma alta carregada de simbolismo em função de toda a mobilização da equipe do HC-UFPE/Ebserh. Nós devolvemos os pacientes aos seus familiares com muita alegria. Agradecemos a todos os envolvidos nesta Operação Manaus, desde a chegada ao retorno desses pacientes para casa”, afirmou.
Operação Manaus
Desde o último dia 15, o Ministério da Educação (MEC) tem recebido pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Ao todo, já são 138 pacientes transferidos por meio da iniciativa do Ministério da Saúde e três familiares desses pacientes que também testaram positivo para o coronavírus que também foram internados.
Para receber os transferidos, o Hospital das Clínicas, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dispõe de algumas ações de reestruturação como a redefinição de fluxos, reorganização das equipes e redistribuição de leitos. Além de treinamento dos profissionais, que vem ocorrendo desde o ano passado. Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19. Ao todo, foram disponibilizados 205 leitos em nove hospitais universitários administrados pela Ebserh.