Futebol

Ex-Sport, Michel Bastos é condenado à prisão na França

Segundo polícia francesa, Michel Bastos teria beneficiado traficantes na compra de sua casa em Lyon

Michel Bastos defendeu o Sport em 2018, vindo do Palmeiras - Williams Aguiar/Sport Club do Recife

O ex-jogador Michel Bastos, com passagem pelo Sport em 2018, foi condenado a dois meses de prisão na França, por um suposto envolvimento do jogador com traficantes da região de Lyon. Segundo investigação, Michel Bastos teria favorecido traficantes ao vender uma casa. Na decisão, a Justiça de Lyon concedeu direito a Sursis (suspensão do efeito da pena). Além de Bastos, também foi condenado o agente do ex-jogador, Emmanuel de Kerchove.

Segundo informações do jornal francês L'Équipe, a investigação teve início em outubro de 2018, após a prisão de três suspeitos com aproximadamente 36kg de cocaína. Durante as investigações, foi identificada uma conexão entre os traficantes e o ex-jogador, que teria vendido uma casa, avaliada em 900 mil euros, pelo valor de 420 mil euros, com um "extra" de 160 mil euros, pago em dinheiro a um agente de Michel Bastos, por um dos três suspeitos.

Michel Bastos havia sido acusado de fraude fiscal em 2019, pelo Ministério Público de Lyon, prestando depoimento em dezembro de 2020. Em seguida, foi condenado a dois meses de prisão, com direito a Sursis, ou seja, a suspensão da pena, por ser réu primário. Além da condenação, uma multa de 30.000 euros também foi aplicada ao ex-jogador. Emmanuel de Kerchove, agente do ex-jogador, também foi condenado, com multa inferior, de 5 mil euros. 

Aposentado desde 2019, Michel Bastos teve passagem marcante na França, vestindo a camisa de Lille (2006-2009) e Lyon (2009-2013), com exibições que o levaram à Seleção Brasileira, chegando a ser titular na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. No Brasil, além do Sport, Michel Bastos também teve passagens por São Paulo, Palmeiras e América Mineiro, onde encerrou a carreira. O ex-jogador também passou por Pelotas, Athletico-PR, Grêmio, Figueirense, Feyenoord (HOL), Schalke 04 (ALE), Al Ain (EAU), Roma (ITA).