Vacinação

Detran-PE disponibiliza agentes e viaturas para vacinação de idosos acamados

A ação em domicílio é destinada para idosos a partir de 85 anos, acamados e que moram em locais de difícil acesso

As ações em domicílio acontecem nas cidades de Paulista e São Lourenço da Mata - Divulgação/Detran-PE

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) além de atuar no sistema drive-thru para vacinação de idosos contra a Covid-19, a partir desta terça- feira (2) passou também a integrar ações em domicílio nas cidades de Paulista e São Lourenço da Mata. A atuação acontece por meio da operação prevenção “Segundos que Salvam vidas”. 

De acordo com o Detran-PE foram disponibilizados agentes de trânsito e viaturas para contribuir com a vacinação de idosos com 85 anos ou mais, acamados e que moram em locais de difícil acesso. Para a ação, foram deslocadas quatro equipes fixas de agentes de trânsito, que vão estar das 8h às 16h à disposição da Secretaria Municipal de Saúde.

A nova modalidade de vacinação ocorre naqueles municípios em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No caso de Paulista e São Lourenço da Mata, a visita é feita através dos cadastros de atenção básica já existentes em cada Secretaria.  

Segundo o chefe de fiscalização do Detran-PE, Anderson Moraes, a expectativa é que a campanha permaneça ao longo das próximas fases da vacinação. 

“Hoje observamos que o pessoal da saúde precisa desse apoio. Como os agentes de trânsito têm essa experiência de locomoção com a viatura, até mesmo nos lugares de difícil acesso, chegamos mais rápido nesses locais para levar a vacina. Participando da esperança que temos nela e chegando nas pessoas que têm dificuldade de se locomover para o posto de saúde ou até mesmo o drive”, completou Anderson Moraes. 
 


Segundo o diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, para todos os pontos de drive-thru , há o Detran Itinerante, que é um caminhão com gerador próprio, frigobar (para conservação das vacinas) e banheiro. Também há viaturas para ordenar o trânsito. Lins reforça que, além de evitar aglomerações, o sistema oferece contribuição na prevenção do coronavírus, e ainda fiscaliza e organiza o tráfego de veículos nos pontos de vacinação.