DETRAN-PE faz ações educativas e preventivas nas praias do litoral do Estado
O foco são as infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas
Durante todo o mês de janeiro, o Governo do Estado realizou ações preventivas, educativas e de fiscalização. Junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), a Operação Verão “Detran nas praias”, desenvolvida pela Diretoria de Fiscalização, foram designados agentes de trânsito, doze viaturas e 6 motocicletas, para atuarem nas Operações Rota de Fugan ORF, Trânsito Seguro – OTS, e Prevenção “Segundos que salvam vidas”.
Assim, o foco são as infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas, sempre garantindo o cumprimento das leis e da fluidez do trânsito. Além disso, é importante coibir a realização de manobras perigosas nas vias, que colocam em risco a segurança no trânsito, tirando das ruas os condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro.
Na ação, foram abordados 2.531 veículos; desses, 510 foram autuados ou notificados, por não uso do cinto de segurança; ausência de equipamentos obrigatórios; licenciamento atrasado; não portar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH; veículo em mau estado de conservação; dirigir sob influência de álcool; não usar equipamentos de segurança ao conduzir motocicletas.
Foram realizados ainda 880 testes de alcoolemia, com 82 recusas e 6 constatações, além de 54 veículos removidos para o depósito do Órgão. O trabalho foi feito em ação conjunta do Batalhão de Policiamento de Trânsito e Batalhão de Polícia Rodoviária.
Para o Chefe de Fiscalização, Anderson Moraes, a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, abordou os condutores que se dirigiam para as praias dos litorais sul e norte, conscientização sobre os danos causados ao meio ambiente quando se trafega em orlas das praias.
“Realizamos o trabalho de inteligência para alocar as blitzs em locais seguro que contribuam com a segurança viária. Focamos à importância do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes e, antes de pegar a estrada, revisão dos principais itens do veículo, lembrando sempre o distanciamento social, uso de máscara de proteção e higienização das mãos”, destacou Moraes.