Copa do Nordeste

Com indefinição em relação ao Salgueiro, CBF sorteia grupos da Copa do Nordeste nesta quinta (4)

Sorteio acontece ao meio-dia; veja a configuração dos potes

Taça da Copa do Nordeste - Rafael Ribeiro/CBF

Os clubes pernambucanos conhecerão, nesta quinta-feira (4), seus primeiros adversários na edição 2021 da Copa do Nordeste. O sorteio que definirá os grupos da competição regional será realizado ao meio-dia, na sede da  Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. 

O sorteio acontecerá com uma indefinição em relação à vaga deixada pelo Salgueiro, que pediu desligamento das disputas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2021 alegando problemas financeiros. O Náutico, inicialmente fora do torneio, poderá ser beneficiado com a desistência do Carcará; no entanto, representantes do Itabaiana (SE) já afirmaram que o clube - que disputou a fase preliminar com o Santa Cruz - irá reivindicar a vaga.

Com as primeiras partidas previstas para o dia 27 de fevereiro, o Nordestão repetirá a fórmula adotada na edição anterior. São 16 clubes divididos em dois grupos, cada um composto por oito equipes. Os integrantes do grupo A enfrentam os clubes do grupo B e, ao final da primeira fase, quatro equipes de cada grupo se classificam para as quartas de final. A partir daí, os duelos são decididos em jogo único.

As regras do sorteio definem que times do mesmo estado devem ficar em grupos separados. No entanto, Pernambuco pode ser o único estado com três representantes, o que implica em dois pernambucanos na mesma c. Os potes do sorteio são definidos de acordo com a posição dos clubes no ranking geral da CBF.

Confira os potes do sorteio:

Pote 1 - Bahia (BA), Sport (PE), Vitória (BA), Ceará (CE)
Pote 2 - Fortaleza (CE), CSA (AL), CRB (AL) e Santa Cruz (PE)
Pote 3 - Sampaio Corrêa (MA), ABC (RN), Botafogo (PB) e Confiança (SE)
Pote 4 - Salgueiro (PE)*, Altos (PI), Treze (PB) e 4 de Julho (PI)

*A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou as medidas que serão tomadas em relação à desistência do Salgueiro. A entidade também não confirmou eventuais alterações na configuração dos potes.