Covid-19

Jaboatão triplica equipes de vacinação contra Covid-19 em idosos

Com a ampliação do serviço é previsto que até a próxima quinta-feira (11), o público alvo estará vacinado

A meta mínima de vacinação é de 260 idosos por dia - Chico Bezerra/PJG

O município de Jaboatão dos Guararapes concluiu na última sexta-feira (29), a imunização contra a Covid-19 nos profissionais da Atenção Básica de Saúde e triplicou as equipes volantes que atuam na vacinação em domicílio de idosos a partir de 85 anos. Com o reforço desse contingente, é esperado que até a próxima quinta-feira (11), todo o público-alvo que realizou o agendamento por meio do aplicativo ou site De Olho na Consulta estará vacinado.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, desde a última terça-feira (2), os idosos estão recebendo mensagens via celular, e-mail e ligações telefônicas informando sobre a antecipação das datas de vacinação. Diante da previsão inicial de alta procura pelo serviço on-line, a secretaria adotou a estratégia de priorizar a vacinação dos profissionais da Atenção Básica nos próprios ambientes de trabalho, o que permitiu a ampliação das equipes que estão em campo na campanha.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, a iniciativa de ampliar a equipe de vacinadores surgiu no intuito de antecipar as datas agendadas pelo aplicativo.  “Como o aplicativo gera uma data automaticamente, de 24 a 48 horas, para agendar a vacinação começamos a observar que as datas estavam muito para frente. Então, por estratégia de gestão, decidimos ampliar e triplicar a equipe de vacinadores, para que haja uma antecipação das datas e que em dez dias, até a próxima semana, todos esses 2.035 que estavam cadastrados ontem sejam contemplados com a vacinação”, explicou. 

Ainda de acordo com a secretária municipal, a meta mínima de vacinação é de 260 idosos por dia, o que resulta em 2.600 usuários vacinados em dez dias. “Dessa forma conseguimos contemplar mais rapidamente o público que fez o cadastro no aplicativo e paralelo a isso, nós conseguimos também vacinar todos os nossos trabalhadores da Atenção Básica. Isso nos fortalece em termos de equipe de vacinação para os idosos que não estão cadastrados no aplicativo, mas que já estão cadastrados previamente nas unidades de Atenção Básica”, completou. 


Nos primeiros cinco dias mais de duas mil pessoas foram agendadas para receber a vacina. Jaboatão optou por realizar a imunização de idosos em suas próprias residências para garantir a segurança desse grupo mais vulnerável em relação à Covid-19. Até o momento, o  município já vacinou mais de 3.865 pessoas, entre idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus.

“Na Atenção Básica vai vacinar 54% do público idoso de 85 anos e mais, e o público que não está na Atenção Básica mas está no aplicativo, que teoricamente é o grupo de idosos que não estão cadastrados no Saúde da Família, esses também vão ter uma nova frente ampliada e fortalecida de vacinadores para que a gente antecipe e cumpra o nosso calendário em domicílio até a próxima semana”, disse Zelma Pessôa.