Comércio de rua do Recife e da Região Metropolitana funcionará normalmente no Carnaval
Como forma de incentivar as vendas no comércio, as lojas do Centro da cidade vão funcionar normalmente durante o período carnavalesco
Com o objetivo de incentivar os comerciantes a aumentarem as suas vendas, o comércio de rua do Recife e da Região Metropolitana estará, em sua maioria, funcionando normalmente durante os dias correspondentes ao Carnaval, do sábado de Zé Pereira (13) até a Quarta-feira de Cinzas (17). A decisão foi tomada após a suspensão das festividades carnavalescas e do ponto facultativo neste ano de 2021, como forma de prevenção à propagação da Covid-19.
De acordo com um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), as lojas do Centro da cidade, nos Polos de São José, Santo Antônio, Boa Vista e o Polo Eletro/Móveis Palma e Concórdia estão funcionando normalmente. No sábado (13), os polos funcionam das 09h às 18h. No domingo (14), o ponto é facultativo. Já de segunda (15) a Quarta-feira de Cinzas (17), o comércio funciona das 09h às 18h.
“Nós nunca tivemos esses dias abertos totalmente, o comércio do Centro no sábado não abria por causa do Galo da Madrugada e o comércio de shopping também não abria, tentavam abrir, mas nada muito efetivo. O que ocorre esse ano é que você teve restrições por conta da Covid-19, não vai ter carnaval, não vai ter ponto facultativo do público, então vão ser dias normais para o comércio. O lojista precisa abrir a loja, incentivar, fazer promoções, para que realmente tenha sucesso e que consiga elevar as suas vendas. É mais uma oportunidade para os comerciantes”, explica o presidente da CDL Recife e Sindilojas Recife, Fred Leal.
O presidente Fred Leal complementa ainda que o período é uma oportunidade para os comerciantes minimizarem as perdas nas vendas durante à pandemia. “A expectativa de vendas é boa, nós fizemos uma pesquisa em todos os polos do Centro do Recife e nos shoppings e todos quiseram abrir, como uma maneira de minimizar essa perda por causa da pandemia. É um sentimento de que precisamos abrir o comércio e uma perspectiva boa, já que nos anos passados, não teve esse período de Carnaval aberto dessa maneira. Esperamos um fluxo grande de clientes e as lojas estão preparadas, com reforço nos protocolos de higiene e distanciamento social”, ressalta.
Além do comércio de rua, os shoppings do Estado também vão funcionar normalmente durante o período de Carnaval, atendendo todos os protocolos de higiene e distanciamento social necessários, devido à pandemia.