Futebol Feminino

CBF cria Supercopa do Brasil de Futebol Feminino

Competição inicia em 2022 e contará com oito equipes das séries A-1 e A-2

Corinthians e Avaí-Kindermann fizeram a final do último Brasileirão Feminino - Thaís Magalhães/CBF

O calendário do futebol feminino no país ganha uma nova competição, a Supercopa do Brasil de Futebol Feminino, anunciada nesta quinta-feira (4), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A competição está prevista para iniciar em 2022, marcando a abertura da temporada. 

A Supercopa contará com oito equipes das séries A-1 e A-2, sendo realizada em formato de mata-mata. Na Série A-1, as vagas serão distribuídas entre as 12 melhores equipes, com limite de um representante por unidade federativa. Em caso de não cumprimento do critério, a federação melhor colocada no Ranking terá direito a duas vagas. Da Série A-2, as vagas serão distribuídas entre as oito melhores equipes, sob o mesmo critério. 

"Esse é mais um passo no fomento e na valorização do futebol feminino, que vem sendo uma prioridade da nossa gestão. Com a criação da Supercopa do Brasil, atendemos à constante demanda por um calendário cada vez mais encorpado para nossos clubes. Esse é um dos grandes desafios no desenvolvimento da modalidade. Permitir que as atletas joguem em alto nível durante toda a temporada”, afirmou Rogério Caboclo, Presidente da CBF.

A primeira fase contará com partidas únicas, e a partir da semifinal, partidas de ida e volta. Os confrontos serão definidos por sorteio, com mando de campo para a equipe da federação melhor colocada no Ranking.