Preservado

Garagem do remo do Náutico se torna Imóvel Especial de Preservação

Com isso, o local não poderá sofrer qualquer alteração estrutural, mas ainda pode ser leiloado

João Campos, prefeito do Recife, assinou a efetivação da garagem de remo do Náutico como Imóvel Especial de Preservação (IEP) - Rodolfo Loepert/PCR

O Náutico conseguiu nesta segunda-feira (8) a confirmação da classificação da garagem de remo do clube como Imóvel Especial de Preservação (IEP) junto à Prefeitura do Recife. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito do Recife, João Campos, que assinou a classificação do imóvel, o secretário de Governo Carlos Muniz, junto ao presidente do Náutico, Edno Melo, o vice-presidente do clube, Diógenes Braga, e o presidente do conselho deliberativo, Alexandre Carneiro.

A partir de agora, o imóvel, localizado na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, não poderá sofrer qualquer modificação estrutural, tirando assim a atração de interessados no espaço. Porém, o imóvel ainda pode ser leiloado, contanto que o comprador cumpra o compromisso de manter o prédio preservado.

Com a efetivação da preservação da garagem de remo, o Náutico resolve um problema antigo, já que o imóvel correu risco de ser leiloado várias vezes nos últimos anos, além de ter sido alvo de penhoras para pagamento de dívidas trabalhistas.
 
Para o presidente do clube Edno Melo, a classificação da sede do remo como IEP contribui para a preservação da história da própria cidade. “Representa o resgate e a preservação da história do clube e a história do Recife. Esse decreto vem colaborar com a situação que o Clube Náutico vem construindo: resgatando a história, resgatando o orgulho de ser alvirrubro. E como a gente sabe o Náutico surgiu do remo, é uma instituição centenária, este ano o Náutico completa 120 anos, nada mais justo do que a gente receber esse tombamento como Imóvel Especial de Preservação num ano tão emblemático para a gente”, pontuou.