Piloto no acidente que matou Kobe Bryant se desorientou, dizem investigadores
Segundo a investigação, o piloto achava que estava subindo para acima das nuvens, mas na verdade estava descendo em uma curva para a esquerda
Por Chris Lefkow
O acidente de helicóptero que matou a lenda da NBA, Kobe Bryant, sua filha e seis outros passageiros foi provavelmente causado pela desorientação do piloto após voar em meio às nuvens, disseram os investigadores nesta terça-feira.
Ara Zobayan, piloto do helicóptero fretado da Island Express, provavelmente sofreu "desorientação espacial", afirmou o National Transportation Safety Board (NTSB).
O que provavelmente pode também ter contribuído para o acidente de 26 de janeiro de 2020 em Calabasas, na Califórnia, foi a "pressão auto-induzida" sobre o piloto no momento em que completava o voo para seu cliente famoso, disse o NTSB.
O conselho citou "revisão e supervisão inadequadas" dos processos de gerenciamento de segurança pela Island Express como uma causa provável do acidente, mas não descobriu se o helicóptero tinha tido problemas mecânicos.
Bryant, que tinha 41 anos, estava viajando com sua filha de 13 anos, Gianna, e seis outros passageiros quando o helicóptero Sikorsky S-76 bateu em uma encosta envolta em névoa a oeste de Los Angeles. Não houve sobreviventes.
O NTSB disse que as condições meteorológicas eram adversas na manhã do voo, mas aceitáveis para voar sob as regras de voo visual, nas quais o piloto fica fora das nuvens e mantém contato visual com o solo.
Pouco antes do acidente, o piloto disse que estava subindo a pouco mais de 1200 metros para ficar acima das nuvens, mas o helicóptero estava na verdade fazendo uma curva fechada à esquerda e descendo rapidamente, disseram os investigadores do NTSB.
"Esta manobra é consistente com o piloto que está experimentando desorientação espacial em condições de visibilidade limitada", disse o presidente do NTSB, Robert Sumwalt. "Ele percebeu incorretamente que o helicóptero estava subindo quando na verdade estava descendo".
"Estamos falando de desorientação espacial em que literalmente o piloto pode não saber em que direção está indo, para cima ou para baixo, se ele ou ela está inclinado para a esquerda ou para a direita", disse Sumwalt.
- 'Provável pressão auto-induzida' -
Em seu relatório oficial, o NTSB disse que "a causa provável deste acidente foi a decisão do piloto de continuar o voo sob as regras de voo visual por instrumentos em condições meteorológicas que resultaram na desorientação espacial do piloto e perda de controle".
"Entre os fatores que contribuíram para o acidente estava a provável pressão auto-induzida do piloto", e a "revisão e supervisão inadequadas da Island Express helicopter's Inc. em seus processos de gerenciamento de segurança".
Bryant é amplamente considerado um dos maiores jogadores de basquete da história, uma figura icônica que se tornou uma das caras de seu esporte durante uma brilhante carreira de duas décadas com o Los Angeles Lakers.
Ele foi pentacampeão da NBA em uma carreira que começou em 1996, após deixar o ensino médio, e durou até sua aposentadoria em 2016.
Ele também foi duas vezes medalhista de ouro olímpico, ajudando a levar o time americano de estrelas da NBA aos títulos em 2008 em Pequim e 2012 em Londres.