Cais do Sertão homenageia centenário de Zé Dantas com programação
Compositor, famoso por escrever sucessos para Luiz Gonzaga, faria 100 anos em 2021
José de Sousa Dantas Filho, ou apenas Zé Dantas, faleceu cedo, mas deixou um legado importante para a música pernambucana. Compositor e poeta reconhecido, foi responsável por sucessos de Luiz Gonzaga guardados no imaginário brasileiro. Em 2021, celebra-se o seu centenário e o Centro Cultural Cais do Sertão dedicará o mês ao compositor, com playlists debates, bate-papos e vídeos interativos no perfil do Instagram do museu.
A programação estará disponibilizada gratuitamente ao público nas redes sociais. Ela foi formatada pelos educadores do espaço cultural e detalhará sobre a vida, a família, a aproximação com Luiz Gonzaga e o seu legado na música. Esse aspecto estará presente em vídeos curtos e acessíveis, os quais serão apresentados por Diogo do Monte, Viviane Sampaio, Thalita Mesquita e Laís Vilar, todas as sextas-feiras. Durante o roteiro, terá uma live com Climério Oliveira, compositor e doutor em música pela Unirio, no dia 17 de fevereiro.
“Zé Dantas foi um parceiro decisivo na trajetória musical de Luiz Gonzaga. É um compositor que fala muito à alma do nordestino, do sertanejo, e autor de vários sucessos. Nada mais justo que o Cais marcar o seu centenário dedicando um mês de atividades. É uma ótima forma de fazer chegar todo este rico legado também às novas gerações, que não acompanharam a trajetória do artista em vida”, disse o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.