Veteranos

Quanto mais velho, melhor: confira lista de atletas que seguem 'envelhecendo como um bom vinho'

Além do supercampeão Tom Brady, do futebol americano, outros esportistas continuam atuando em alto nível, desafiando estatísticas e conquistando títulos

Após conquistar pela sétima vez o Super Bowl, Tom Brady se tornou o maior campeão da história da NFL, aos 43 anos - Mike Ehrmann/AFP

No último domingo (7), nos Estados Unidos, o Tampa Bay Buccaneers venceu o 55º Super Bowl, jogo final da temporada da NFL. O grande destaque da noite foi Tom Brady, que mais uma vez entrou para a história, dessa vez conquistando seu sétimo título e aumentando sua marca de maior vencedor da história da NFL. O quarterback de 43 anos parece desconhecer limites e segue atuando no mais alto nível. 

Se engana quem pensa que a façanha de Tom Brady seja um ponto fora da curva no mundo do esporte. Há outros casos de atletas veteranos que parecem não cansar de superar marcas, quebrar recordes e empilhar títulos. A Folha de Pernambuco separou alguns desses atletas que seguem se destacando em seus esportes, mesmo após o auge de suas carreiras. Confira a lista: 

1- Lewis Hamilton (Fórmula 1)
Idade: 36 anos

Atual heptacampeão da F1, Lewis Hamilton renovou contrato por mais uma temporada com a Mercedes, para buscar o oitavo título - Foto: Tolga Belzoglu/Pool/AFP

O piloto inglês chegou à Fórmula 1 em 2007 para a McLaren, aos 22 anos, e em 2008 se tornou o campeão mundial mais jovem da história da categoria. No entanto, nos anos seguintes, Hamilton amargou seis temporadas sem título, voltando a levantar o troféu em 2014, já pela equipe Mercedes. Desde então, faturou todos os títulos da F1, com exceção da temporada 2016, vencida por Nico Rosberg. Aos 36 anos, ao conquistar o título mundial de 2020, Hamilton igualou Michael Schumacher como maior campeão da história da categoria, com sete títulos. Na última segunda-feira (8), Hamilton renovou com a Mercedes para disputar mais uma temporada, visando se isolar como recordista de títulos.


2- Cristiano Ronaldo (Futebol)
Idade: 36 anos 

Eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo segue quebrando recordes, agora pela Juventus - Foto: Tiziana Fabi/AFP

O português Cristiano Ronaldo é um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol, com 49 títulos por clubes e seleção nacional, além de ter sido cinco vezes eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Após fazer história pelo Real Madrid, superando estatísticas e recordes, Ronaldo deixou o clube merengue e iniciou uma nova jornada, seguindo para a Juventus, em 2018. 

Na Itália, Ronaldo segue com sua veia goleadora, com 88 gols em 114 jogos. Aos 36 anos, Ronaldo tem a segunda melhor média de gols do Campeonato Italiano, de 0.94, com 16 tentos marcados em 17 partidas disputadas, sendo o protagonista dos dois últimos títulos da Juventus na Serie A. Ronaldo tem contrato com a Juventus até 2022 e, até então, tem descartado a aposentadoria. 

3- Zlatan Ibrahimovic (Futebol)
Idade: 39 anos 

Na segunda passagem pelo Milan, Ibrahimovic se consolidou como peça chave da equipe, aos 39 anos - Foto: Divulgação/AC Milan

Após sair do Manchester United para o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, em 2018, muitos já tratavam a carreira do sueco Zlatan Ibrahimovic como encerrada. No entanto, em dezembro de 2019, foi anunciado como reforço do Milan e vem mostrando que pode manter suas marcas ao mais alto nível. 

Se a segunda média de gols no Campeonato Italiano é do já veterano Cristiano Ronaldo, a primeira pertence a Zlatan, que, aos 39, possui média de 1.27 gol/jogo, com 14 tentos em 11 duelos na Serie A do Calcio. Na atual temporada (2020/21), o Milan de Ibra lidera o campeonato com 49 pontos, certamente contando com a experiência e o faro de gol do sueco para chegar ao 19º título italiano, que não vem desde 2011, na última passagem de Ibrahimovic pelos rossoneri.

4- Gianluigi Buffon (Futebol)
Idade: 41 anos
 

Aos 41 anos, Gianluigi Buffon não tem planos de aposentadoria e segue sendo decisivo na Juventus - Foto: Marco Bortorello/AFP

A história de Gianluigi Buffon se confunde com a trajetória recente do futebol italiano, desde os escândalos de manipulação de resultados, passando pelo título mundial de 2006, até o domínio absoluto da Juventus na última década. Aos 41 anos, Buffon parece interminável, já que não apenas segue jogando profissionalmente, como também continua sendo decisivo, como na partida da última terça-feira (9), quando garantiu a classificação da Juventus para a final da Copa da Itália, segurando um 0x0 contra a Inter, realizando defesas importantes.

5- Valentino Rossi (Motociclismo)
Idade: 41 anos 

Agora piloto da Petronas Yamaha, Rossi segue ativo e competitivo na Moto GP - Foto: Divulgação/Yamaha

Os rumores de aposentadoria foram fortes na última temporada da MotoGP, mas Valentino Rossi, o segundo maior campeão da história da MotoGP segue em atividade, aos 41 anos. O “Doutor” está na categoria desde 2002, dominando a década como o grande piloto da categoria, com sete títulos, dois vices e um terceiro lugar. Rossi pode não ser mais o multicampeão dos anos 2000, mas segue competitivo como demonstrou na temporada 2018, quando foi o terceiro lugar, aos 39 anos. Para a temporada 2021, Rossi deixou a equipe Monster Energy Yamaha e se juntou à equipe Petronas Yamaha. 

6- Roger Federer (Tênis)
Idade: 39 anos

Aos 39 anos e se recuperando de uma cirurgia no joelho, Roger Federer já pensa em aposentadoria, mas números de 2020 dão sinal de condição de continuar em alto nível - Foto: Divulgação/ATP Tour

Apesar de ter decidido não disputar o Aberto da Austrália, que acontece neste mês de fevereiro, por conta de cirurgias no joelho direito, o suíço Roger Federer, de 39 anos, segue em atividade, mas já deu sinais que pretende se aposentar ainda em 2021. Apesar do aceno ao final da carreira, Federer é o número 5 do tênis mundial. No último torneio que disputou, o Aberto da Austrália de 2020, Federer chegou às semifinais, quando perdeu para Novak Djokovic. 

7- LeBron James (Basquete)
Idade: 36 anos 

LeBron James segue sendo peça fundamental no Los Angeles Lakers, aos 36 anos - Foto: Kevin C. Cox/AFP

Considerado um dos maiores jogadores de basquete da história, LeBron James, aos 36 anos, segue na primeira prateleira da modalidade. O bicampeão olímpico de 2008 e 2012 parece não ter sentido o tempo passar e é peça chave na equipe do Los Angeles Lakers, atual campeã da NBA. James é tetracampeão da competição (2012, 2013, 2016, 2020), sendo o MVP (Melhor jogador, ou ‘Jogador Mais Valioso’) de todas as finais disputadas e também de quatro edições da NBA (2009, 2010, 2012, 2013). Na atual temporada, os Lakers estão na segunda posição da Conferência Oeste, com James entre os líderes de pontuação. 

8- Formiga (Futebol)
Idade: 42 anos 

A incansável Formiga segue titular no Paris Saint-Germain e na Seleção Brasileira - Foto: Mauro Horita/CBF

A recordista entre homens e mulheres no futebol segue incansável, atuando em alto nível. Em 2019, foi capitã e titular da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo da França, marcando a sua 7ª participação em Copas. Apenas a edição de 1991, a primeira dos Mundiais, não contou com Formiga em campo. 

A veterana defende o Paris Saint-Germain desde 2017, onde é titular e teve contrato renovado em 2020 até o final de 2021. O PSG de Formiga é o atual líder da liga francesa, com campanha invicta em 14 rodadas, enquanto na Liga dos Campeões está classificado para as quartas de final. Formiga está entre as convocadas pela treinadora Pia Sundhage para o torneio SheBelieves Cup, que começa na próxima quinta-feira (18) e visa preparar a Seleção para as Olimpíadas de Tóquio. 

9- Stipe Miocic (UFC)
Idade: 38 anos 

Stipe Miocic é o atual detentor do cinturão dos pesos-pesados do UFC - Foto: Divulgação/UFC

O lutador croata-americano é o atual detentor do cinturão dos pesos-pesados do UFC, onde compete desde 2011. Os números de Miocic são impressionantes na categoria, com 14 vitórias e três derrotas em 17 lutas disputadas. A vitória mais recente que conquistou foi em agosto de 2020, quando derrubou Daniel Cormier pela segunda vez. Em 27 de março, Miocic enfrenta o camaronês Francis Ngannou pelo UFC 260 na defesa do cinturão da categoria.

10- Nikola Karabatic (Handebol)
Idade: 36 anos

O central Karabatic segue sendo fundamental para a seleção francesa de Handebol, aos 36 anos - Divulgação/EHF

Eleito três vezes o melhor jogador do mundo, Nikola Karabatic é sem sombra de dúvidas, um dos maiores jogadores da história do handebol. Se a França se consolidou como uma das potências do esporte nos últimos anos, muito se deve a esse central, que desde que vestiu a camisa da seleção francesa foi bicampeão olímpico (2008, 2012), tetracampeão mundial (2009, 2011, 2015 e 2017) e tricampeão europeu (2006, 2010, 2014). 

Atualmente, Karabatic defende o Paris Saint-Germain e é o atual hexacampeão da liga francesa. No entanto, Karabatic vive um drama pessoal, com uma lesão que o afastou das quadras desde outubro e o põe para correr contra o tempo, a fim de conseguir disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio. A ausência do central foi sentida na Copa do Mundo do Egito, em janeiro, com os franceses caindo nas semifinais para a Suécia e perdendo a disputa do terceiro lugar para a Espanha.

11- Eliud Kipchoge (Atletismo)
Idade: 36 anos 

Eliud Kipchoge, aos 36 anos, é o atual campeão olímpico e recordista mundial da maratona - Foto: John Macdougall/AFP

O Quênia é um dos países africanos exportadores de maratonistas, ao lado da Etiópia. Apenas na Maratona de Berlim, os dois países se revezaram no primeiro lugar do pódio nos últimos 20 anos. São 15 medalhas em Olimpíadas, sendo oito para a Etiópia e sete para o Quênia. O destaque atualmente é Eliud Kipchoge, campeão olímpico e recordista mundial, feito que, segundo especialistas, o coloca como o “maior maratonista de todos os tempos”. 

Aos 35 anos, em 2019, Kipchoge conseguiu um feito histórico, quando completou um desafio em Viena e se tornou o primeiro homem a correr a maratona em menos de duas horas. O queniano completou o percurso de 42.195 km em 1:59:40, quase dois minutos a menos que o recorde mundial estabelecido por ele em 2018 (2:01:39). No entanto, a marca não é reconhecida, por não se tratar de prova oficial. Kipchoge é o grande favorito para a maratona nas Olimpíadas de Tóquio, onde irá buscar o bicampeonato e tentar superar a marca novamente.