Cangaço, história e estética são foco de novo episódio do Raízes Sertanejas
Programa está disponível no Spotify e aborda o surgimento de líderes antecessores a Lampião, a entrada da mulher no cangaço e expressões artísticas
No episódio desta semana do Raízes Sertanejas, Podcast do Cais do Sertão, a educadora do museu, Viviane Sampaio, apresenta dados sobre a história dos líderes nordestinos, da entrada das mulheres e das mais variadas expressões artísticas. O programa tem aproveitado o espaço nos agregadores de música para explorar fortemente a cultura nordestina. Lançado neste mês, o episódio dessa semana estará disponível no Spotify a partir desta quarta-feira.
O podcast “Raízes Sertanejas” foi idealizado e produzido pelo músico-educador da casa, Diogo do Monte, por meio da Lei Aldir Blanc. No episódio intitulado Cangaço, História e Estética, o foco se volta à reflexão acerca dos líderes antecessores a Lampião, as primeiras vanguardas artísticas que impactaram a cultura sertaneja e os primeiros registros de mulheres que integraram o movimento do cangaço.
Além do podcast, O Cais do Sertão mantém algumas playlists temáticas no Spotify, para o internauta interessado em cultura popular. Há seleções para todos os gostos: desde repertórios dedicadas ao Rei do Baião, como Luiz Gonzaga, Gonzaga em Outras Vozes e O Sertão cantado por Gonzaga, a listas com sucessos de músicos da cena local, a exemplo de Cristina Amaral e Quinteto Violado. Destaque para as homenagens ao Recife, como a lista Saudade do Recife, proposta por Johnny Hooker, além de um tributo a Naná Vasconcelos.