Vacina

Cabo monta estratégia para localizar idosos que devem receber a vacina contra Covid-19

O esforço é para imunizar 100% desse público

Vacinação no Cabo de Santo Agostinho - Gilberto Crispim/Divulgação

A cidade de Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul de Pernambuco, montou uma estratégia para localizar idosos que ainda não foram vacinados contra a Covid-19. Eles não precisarão sair de casa para ir ao posto de saúde tomar a vacina. Agora, as equipes de saúde localizam as pessoas com idade acima de 85 anos, que estão acamados ou que tenham dificuldade de se deslocar de suas residências para realizar a imunização. O esforço é para imunizar 100% desse público. 



Desde o dia 19 de janeiro, quando a vacinação começou a ser realizada no município, foram aplicadas 2.504 doses nos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente, da atenção básica, e da rede privada; idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), funcionários dessas instituições e idosos acima de 85 anos.
 
Esta última parcela da população foi imunizada em 54,7% , apenas. Para garantir que a imunização chegue aos 100%, a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo montou uma estratégia para localizar e vacinar os idosos que fazem parte do grupo alvo da imunização. 

A secretária de Saúde da cidade, Ana Maria Albuquerque, contou que há uma resistência na imunização. “Na campanha, houve um pouco de resistência desses idosos para receber a vacina, inclusive tivemos que convencer alguns para que pudessem ser imunizados”, informou. 

Para receber a vacina, é necessário o realizar o cadastro no site da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. O preenchimento do formulário - com dados pessoais como CPF, data de nascimento, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), endereço e telefone- auxiliará a Secretaria Municipal de Saúde no agendamento das próximas etapas de imunização.